Afinal, você é extrovertido ou introvertido? Veja como é simples descobrir
Você tem momentos de altos e baixos quando está na companhia das pessoas e nunca conseguiu se definir? Está na hora de acabar com as dúvidas.
Estas são as maneiras pelas quais as pessoas caracterizam uma personalidade hoje em dia. Nós temos o pensamento quanto à astrologia (lua e sol) e os questionários acerca da sua maneira de ser que são elaborados pelo eneagrama na internet. O questionário visa contribuir com pontos para explicar como você interage com as pessoas ao seu redor.
Leia mais: Tímido demais para trabalhar? Veja como fazer network sendo introvertido
As características mais básicas podem ser encaixadas em duas categorias: pessoas extrovertidas e introvertidas.
Estas são palavras que podem fazer parte do seu vocabulário e que até já podem te definir neste momento. Talvez você até mesmo tenha suspeitas, mas ainda não sabe ao certo a qual delas pertence. Bem, aqui está toda informação que precisa para descobrir como identificar e categorizar o seu jeito de ser hoje.
Características de uma pessoa extrovertida
Elas costumam ser sociais, conversam com os demais, estão sempre se comunicando, são amigáveis e sempre dispostas a fazer novas amizades. Ao menos é o que aponta a psicoterapeuta Nancy Colier, autora e palestrante do The Emotional Exhausted Woman.
Características de uma pessoa introvertida
Anita Astley, psicoterapeuta e autora de livros, apontou que há mitos que cercam as características dela: “Os introvertidos são, muitas vezes, incompreendidos e considerados tímidos, antissociais e egocêntricos”.
“Na verdade, os introvertidos não temem as pessoas nem se socializam com as pessoas; em vez disso, eles preferem limitar o seu tempo de interação e desfrutar de reuniões íntimas em vez de grandes. Quando se trata de tomar decisões, eles tendem a focar em seus pensamentos e sentimentos internos, não em forças externas”, concluiu Anita.
Como identificar o que você é
Os traços de um introvertido e de um extrovertido podem mudar muito e se apresentam de diferentes formas. Os introvertidos, por exemplo, conseguem se renovar enquanto estão sozinhos e se sentem bem assim. Por outro lado, os extrovertidos se sentem melhor quando estão com outras pessoas.
A psicoterapeuta Astley recomenta que o indivíduo faça perguntas para si mesmo para decidir em qual personalidade se encaixa mais:
- Você se encontra esgotado ou energizado por interagir socialmente?
- Prefere estar com muitas pessoas ou com poucas?
- Prefere estar sozinho ou gosta mais de interagir com outras pessoas?
- Você normalmente fala em público ou evita ao máximo não falar na frente de ninguém?
Lidando com as condições sociais
Introvertidos
Colier aponta que a melhor coisa que um introvertido pode fazer por si mesmo é se permitir. As pessoas podem fazer isso ao reconhecer que estão quase que programadas para ser assim, logo é normal se sentir esgotado diante ou após as situações sociais.
“Isso remove a vergonha e a culpa que eles podem ter porque a socialização é difícil”, aponta Colier. “É realmente tudo sobre a aceitação da nossa própria natureza”.
Extrovertidos
Não compartilhe demais em uma conversa e esteja atento aos próprios limites e aos limites dos outros, como Astley mencionou. Os extrovertidos se destacam nas situações sociais, então fique à vontade para se divertir o quanto pode. “Quando você estiver na temporada de festas ou em qualquer lugar social, pare por um momento e reconheça a alegria e a nutrição que está recebendo com a experiência”, afirmou Colier.
Comentários estão fechados.