Afundou ou não? Teorias bizarras sobre Titanic voltam a aparecer na web
Você sabia que os detalhes sobre o naufrágio do Titanic se divergem? Pequenas informações desencontradas fazem com que pessoas criem teorias bizarras sobre o transatlântico.
“É um navio que não afunda”, teriam dito algumas pessoas a bordo do RMS Titanic. O que aconteceu depois, você já sabe: a embarcação colidiu contra um iceberg e afundou. Ou será que não?
A história do submarino que desapareceu no oceano com pessoas que tinham como objetivo ver os destroços do Titanic reacendeu uma chama antiga nos internautas. Então, as redes sociais começaram a ficar inundadas de teorias bizarras sobre o acidente marítimo.
A maior delas dá conta de que, na verdade, o navio não naufragou. Quer entender? Continue a leitura e embarque com a gente – com o perdão do trocadilho.
O que sabemos sobre o Titanic?
O RMS Titanic saiu de Southampton (Reino Unido) com destino a Nova Iorque (EUA) em 1912. Estima-se que houvesse aproximadamente 1.500 pessoas a bordo. Quatro dias depois de zarpar, a embarcação colidiu com um iceberg e naufragou na madrugada seguinte.
Esta é a história, mas há detalhes que se divergem.
A começar pelo horário de avistamento do iceberg: 23h40, segundo a Woods Hole Oceanographic Institution; e 23h35, segundo a exposição sobre o navio em Nova York.
Outra divergência: o Royal Museums Greenwich, da Grã-Bretanha, aponta que 1.503 pessoas morreram na tragédia; mas o Smithsonian, nos EUA, diz que foram 1.522, dentre passageiros e tripulantes, mortos. Isso porque oficialmente diz-se que 1.500 estavam a bordo.
Conspiração: afundou ou não?
Mais de 100 anos depois da tragédia do Titanic, as redes sociais começaram a pescar essas pequenas informações conflitantes e se perguntaram: Será que o navio afundou mesmo?
Um vídeo, que está circulando na rede social TikTok, afirma com todas as letras que o Titanic nunca afundou. Rumores antigos começaram a se mesclar com novos – e com a surpreendente história do submarino desaparecido. E aí, já viu: é uma receita para um viral duvidoso.
Uma das teorias da conspiração mais populares diz que as ruínas das quais temos inúmeras imagens – e que James Cameron visitou para fazer o filme “Titanic” – são, na verdade, do “irmão mais velho” do transatlântico, o Olympic. Este teria sido afundado em uma tentativa de fraude de seguros.
Outra teoria diz que o naufrágio teria sido orquestrado por J.P. Morgan como forma de “golpe”. Diz-se que ele teria feito isso para eliminar oponentes do Federal Reserve – o “Banco Central” dos Estados Unidos.
Vale lembrar que estas são teorias de conspiração. Não há nada confirmado sobre elas e, como qualquer outra teoria deste tipo, ela foi feita para confundir. Então, vamos nos ater à história do Titanic.
Comentários estão fechados.