Agora o Whatsapp também funciona sem internet; Recurso veio para driblar censura
Nova funcionalidade funciona através de servidores proxy, configurados por voluntários e organizações. Saiba mais.
Agora é possível a comunicação pelo WhatsApp através de servidores proxy, configurados por voluntários e organizações. O recurso foi lançado primeiramente no Irã, devido à censura do Estado Islâmico ao banir o aplicativo. Agora, o bloqueio pode ser contornado.
Todo mundo pode ter acesso ao WhatsApp agora
Devido à censura na internet do território iraniano pelo Estado Islâmico, o WhatsApp desenvolveu um recurso capaz de possibilitar o seu uso mesmo que o usuário se encontre com acesso à internet bloqueado ou interrompido. O recurso é possível devido à nova possibilidade de acesso ao aplicativo através de servidores proxy, os quais podem ser configurados por voluntários e organizações.
O CEO da empresa, Will CarthCat fez, inclusive, um pronunciamento a respeito.
“Enquanto muitos de nós comemoramos enviando mensagens de texto para nossos entes queridos no WA, há milhões de pessoas no Irã e em outros lugares que continuam sem o direito de se comunicar livre e privadamente. Então, hoje estamos tornando mais fácil para qualquer um conectar ao WA usando um proxy”.
Ele ainda acrescenta que agora, após o uso do proxy, sempre que a internet for bloqueada ou interrompida durante o uso do app, as pessoas podem facilmente recuperar o acesso.
O recurso terá seu lançamento no Irã
O Estado Islâmico bloqueou os aplicativos do WhatsApp e Instagram. Por isso o aplicativo decidiu assumir uma posição no conflito e ajudar no processo de comunicação para organizar os protestos anti-hijab. Os protestos tiveram início no mês de setembro devido à morte de Mahsa Amini, que foi detida duramente por uma suposta violação do código de vestimentas do país.
A lei islâmica possui um código de vestimenta muito estrito e uma polícia moral, a qual não mede esforços para aplicar duras penas àquelas mulheres que eventualmente o descumprirem ou violarem a Sharia em alguma medida.
Como ajudar o povo islâmico a se conectar ao WhatsApp?
Você ajuda nos protestos configurando um proxy com servidor de porta 80, 443 ou 5222 disponíveis, além de um nome de domínio que faça referência ao IP do servidor. Para acessar as informações detalhadas do processo, basta acessar esse Github.
Comentários estão fechados.