Agora tem CGI em solo brasileiro: saiba como funciona
Popularmente conhecido nos EUA como Home-Equity, o Crédito com Garantia de Imóvel (CGI) foi introduzido no Brasil após o período marcado pela pandemia.
Popularmente conhecido nos Estados Unidos como Home-Equity, o Crédito com Garantia de Imóvel (CGI) foi introduzido no Brasil após o período marcado pela pandemia. A modalidade é famosa por oferecer taxa de juros reduzida e períodos de pagamento mais amplos.
Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), a busca pelo serviço aumentou 13% no ano de 2021. A soma do referencial de crédito foi de R$ 4,85 bilhões, valor superior aos R$ 2,3 bilhões obtidos no mesmo período de 2020.
Regulamentos inovadores estão previstos no Projeto de Lei 4188/21, pertencente ao Poder Executivo, que fornece o consentimento do uso de garantias. De acordo com informações, será possível usar o novo imóvel como garantia, opção que não é permitida atualmente.
Se bem utilizado, o CGI será a melhor alternativa para créditos em longo prazo, diz Antônio Carlos Oliveira, diretor-executivo da Assessoria para Crédito Imobiliário (ACT), que acrescentou ser um ato muito utilizado nos outros países.
Alguns benefícios do CGI são:
- O prazo para pagamento do empréstimo pode chegar a, no máximo, 20 anos;
- Menores taxas de juros do mercado;
- Recurso de até 60% do valor da propriedade, entre outros.
A ACT presta ofício aos investidores de propriedades, ajudando na identificação das melhores taxas de juros do mercado, facilitando o ciclo documental e acelerando os processos até o lançamento do tratado de financiamento.
Comentários estão fechados.