Água com gás faz mal e engorda? Confira as respostas para essa e outras dúvidas

Preferida por uns e detestada por outros, a água com gás tem lá seus benefícios e "malefícios". Quer saber mais? Então leia!

Muitas vezes vista como uma alternativa ao refrigerante, a água com gás é bastante comum na mesa dos brasileiros. As bolhas de ar no líquido provocam nossa língua, atiçando o paladar. É uma experiência única.

Apesar disso, várias pessoas ainda têm dúvidas se a bebida é, de fato, saudável. Embora seja mesmo água, o gás contido na bebida pode trazer algum prejuízo? Tem calorias? Danifica os dentes? Estas e outras dúvidas serão sanadas neste artigo.

Continue a leitura e se informe sobre a água com gás!

Tipos de água com gás

Vamos começar esclarecendo que existem dois tipos de água com gás: a natural e a artificialmente gaseificadas.

Como o próprio nome sugere, a água naturalmente gaseificada é encontrada em fontes próximas de regiões onde há aquecimento subterrâneo.

O calor produzido é forte o suficiente para quebrar as moléculas dos minerais encontrados na água, formando, assim, os gases. Este é um produto que contém sal e enxofre de modo orgânico.

Por outro lado, a água gaseificada artificialmente — a mais comum de se encontrar nas prateleiras dos supermercados — passa pelo processo de adição do CO2 ao líquido. É simples e, hoje, há produtos que ajudam a fazer isso em casa.

Agora vamos às dúvidas mais comuns:

Água com gás faz mal para o estômago?

Mais ou menos. Em quantidades pequenas, não. Mas, assim como qualquer líquido gaseificado, ela pode inflamar a mucosa estomacal e do esôfago se em excesso. E, se você tem refluxo, a água com gás pode piorar a situação.

(Imagem: Divulgação)

Ajuda na digestão?

Este é um mito comum. Na verdade, o excesso de dióxido de carbono da água causa uma dilatação do estômago, esse estufamento só causa irritação na mucosa gástrica.

Para melhorar a digestão, é recomendada água sem gás com limão espremido ou chá de camomila meia hora depois da refeição.

Engorda?

A água com gás tem o mesmo valor nutricional da água comum, nem mais nem menos. Ou seja, não engorda. Ela, inclusive, é uma excelente aliada de quem não gosta muito de beber água e ajuda no processo de hidratação, que, por conseguinte, auxilia na perda de peso.

No entanto, não é indicado que as pessoas consumam seus dois litros diários de água bebendo apenas a versão gaseificada do líquido. Isso causa inflamação na mucosa do estômago, como falamos anteriormente.

Água com gás corrói os dentes?

Mais ou menos. Vamos explicar. Bebidas com pH mais baixo, como a água com gás, não chegam a corroer os dentes como se imagina. Porém, ela os deixa mais suscetíveis a cáries e outros problemas bucais.

Além disso, o CO2 da água com gás é convertido em ácido carbônico e, se misturado com a saliva, diminui o pH da boca. Isso, de fato, pode levar a um processo de desmineralização e remineralização dos dentes, aumentando a sensibilidade dentária.

O ideal é que as pessoas não tomem água com gás em excesso nem a utilizem para fazer bochecho.

Ela “limpa” o paladar?

Você só acha que sim, mas, na verdade, não. É costume tomar um golinho de água com gás antes de ingerir vinho ou café para “limpar” o paladar. Mas, o líquido só dá a percepção de adstringência. Desta forma, as outras bebidas parecem “macias”.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.