Água está subindo: 10 cidades costeiras que estão afundando muito rápido
Se você tem planos de visitar qualquer uma delas, é bom se apressar.
Você já deve ter ouvido falar sobre o aumento do nível do mar dos últimos anos, não é mesmo? Isso influencia, principalmente, na vivência das pessoas que moram em cidades costeiras – afinal, com o tempo, pode ser que grandes áreas, ou até mesmo as cidades inteiras, sejam engolidas pela água.
Um estudo mais recente feito pela revista Geophysical Research Letters analisou 99 municípios em redor do mundo. Segundo a publicação, algumas cidades estão “afundando” mais rápido do que outras.
A situação, de acordo com os cientistas, chega a ser alarmante para alguns locais, porque a terra entra em processo de subsidência: a terra assenta e compacta com a mudanças no que está abaixo da superfície. Então, a água que chega não “escoa” e fica por lá.
É mais ou menos como quando você vai tomar banho e fecha o ralo do box do banheiro.
O artigo lista as 10 cidades em que isso está acontecendo mais rapidamente. E, se você tem planos de visitar alguma delas, é melhor fazê-lo o quanto antes.
10 cidades que estão afundando ao redor do mundo
Houston (EUA)
A cidade texana é uma metrópole muito rica e movimentada. Porém, está afundando a uma taxa de 1,95 centímetros a cada ano. As autoridades municipais, afirma a publicação, já estão tentando se adaptar para vencer possíveis inundações.
Querala (Índia)
Querala tem um afundamento de 1,96 centímetros por ano. Com isso, pode ser uma das cidades mais afetadas em caso de aumento exacerbado do nível do mar.
Kobe (Japão)
Kobe também é uma cidade que está sofrendo – e com muito medo – aumento rápido do nível do mar. São 2,26 centímetros a cada ano. As autoridades também estão se movimentando para garantir suporte às possíveis inundações.
Chatigão (Bangladesh)
Chatigão “afunda” 2,35 centímetros por ano.
Hanói (Vietnã)
A capital do Vietnã está em uma situação delicada, pois são 2,44 de afundamento por ano. Porém, é mais uma metrópole que está em busca de soluções e adaptações.
Cidade de Ho Chi Minh (Vietnã)
Outra cidade vietnamita que está em alerta. Por lá, o afundamento aumenta 2,81 centímetros por ano.
Xangai (China)
Xangai é uma das maiores cidades da China e centro econômico do país. Mas, à medida que cresce economicamente, afunda no nível do mar: são 2,94 centímetros.
Jacarta (Indonésia)
A capital da Indonésia afunda 3,44 centímetros por ano e o governo já estuda medidas drásticas, como mudar a capital de lugar.
Samarão (Indonésia)
Outra cidade da Indonésia que sofre com o aumento do nível do mar: 3,96 centímetros por ano. No caso de Samarão, um dos principais problemas é o bombeamento excessivo de águas subterrâneas.
Tianjin (China)
Hoje, esta é a cidade que mais afunda por ano: 5,22 centímetros. Um dos principais motivos é a extração de águas subterrâneas.
Comentários estão fechados.