Água NÃO é a bebida que mais te hidrata – está no final do ranking
Veja qual é a bebida que vai melhor matar a sua sede.
Sabemos que água mata a sede, não é mesmo? Mas o QUANTO mata a sua sede? Ou melhor: o quanto este líquido pode te hidratar? Os cientistas têm se debruçado sobre esta questão e parece que finalmente chegaram a um consenso.
Por mais que a água seja primordial para o bom funcionamento do corpo humano, ela não é o líquido mais hidratante disponível.
Pesquisadores da Universidade de Saint Andrews compararam os efeitos da água com o de outras na hidratação. Com isso, perceberam que os componentes das bebidas fazem com que elas tenham reações diferentes no corpo humano.
Por exemplo, proteína e gordura têm uma resposta melhor do que apenas o hidrogênio e o oxigênio. Mas não é por isso que você vai parar de beber água, não é mesmo?
Qual bebida mais hidrata o ser humano? Descubra!
Para criar o ranking, os cientistas avaliaram a permanência do líquido no estômago e a retenção ou eliminação de urina.
- Leite desnatado;
- Soro;
- Leite integral;
- Suco de laranja;
- Refrigerante;
- Refrigerante zero açúcar;
- Chá gelado;
- Chá quente;
- Energético;
- Água sem gás;
- Água com gás;
- Cerveja tipo lager;
- Café.
Mas como isso é possível?
Antes de qualquer coisa, precisamos entender como funciona a hidratação do corpo. Um dos fatores primordiais no processo, de acordo com o estudo, é o volume do líquido. Logo depois, está o valor nutricional.
Quando bebemos água, ela vai no estômago e é quase que imediatamente absorvida pela corrente sanguínea. De lá, se dilui nos nossos fluidos corporais para nos hidratar.
No entanto, o açúcar, as proteínas e a gordura do leite fazem com que este processo seja mais longo. Desta forma, promovem maior hidratação. Além disso, o sódio da bebida age como uma esponja, retendo mais água no corpo.
O mesmo acontece com o soro. Tanto que o líquido é utilizado para ajudar no tratamento de desarranjos intestinais ou vômito.
Açúcar e álcool atrapalham a hidratação
Bebidas com muito açúcar, como refrigerantes e sucos industrializados, até ficam mais tempo no estômago – como o leite e o soro. No entanto, a alta concentração de glicose “puxa” a água do corpo para o intestino delgado por osmose. Assim, causa mais sede.
Isso sem contar as calorias extras e o mal que bebidas com muito açúcar fazem aos rins.
Quanto ao álcool, ele é diurético. Isso significa que aumenta a quantidade de urina eliminada. No entanto, sua hidratação depende do volume da bebida. Por exemplo, cerveja causa menos perda de água do que whiskey ou vinho.
Comentários estão fechados.