Água no radiador, engate e mais: veja 4 hábitos que danificam o carro

Ao completar a água do radiador ou instalar engate em veículos não autorizados, você está prejudicando o seu carro.

Para evitar que o seu carro vá sempre para a manutenção e gaste muito com constantes reparos, será preciso evitar estes hábitos que danificam o carro. Assim, o motorista precisa se atentar, visto que, embora algumas práticas sejam muito comuns, elas implicam em sérios problemas para o veículo.

Leia mais: Os 4 principais prejuízos de rodar com pouca gasolina no carro

Os principais hábitos que estragam os carros

A maioria das pessoas recorre a práticas que não são recomendadas, mas que são amplamente comuns entre os motoristas. Essas são formas de burlar os métodos corretos de dirigir e manusear os veículos para conseguir maior facilidade no dia a dia. No entanto, especialistas alertam que, a longo prazo, isso pode gerar sérios problemas.

Engate nos veículos sem autorização

Se engana o motorista que acredita que todos os veículos estão aptos a receber o engate, o mecanismo traseiro para tracionar reboques. Por exemplo, carros como o Chevrolet Onix não são compatíveis com essa ferramenta. Portanto, é sempre importante recorrer ao manual do veículo para conferir se existe compatibilidade antes de instalar o engate.

Não amaciar o motor

Para muitos, a prática de “amaciar” o motor é algo do passado, mas ainda são muitos os veículos com orientação a não utilizar em excesso o pedal do acelerador nos primeiros dias. Na verdade, a maioria dos veículos consta com essas recomendações, e burlá-las pode ser um erro fatal que implicará na danificação do carro em pouco tempo.

Usar a embreagem para segurar o carro

Este é mais um dos hábitos muito comuns, mas que trazem sérios prejuízos aos carros. Trata-se de dosar o acelerador ao pressioná-lo ao mesmo tempo que o pedal da embreagem. Assim, será possível “segurar” o carro em uma ladeira, por exemplo. Contudo, essa prática não é recomendada, uma vez que esse hábito prejudica o contato do platô com o disco e resulta em desgaste prematuro.

Usar água da torneira para completar o nível do radiador

Poucos sabem, mas usar água da torneira para completar o nível do radiador resulta em corrosão e entupimento das tubulações do carro. Nesse caso, o correto é recorrer à água destilada ou desmineralizada em conjunto com o aditivo recomendado pela montadora.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.