O que ocorre quando combinamos o álcool com o café?

A depender da quantidade ingerida, essa mistura pode não ser muito benéfica.

Existem muitos drinks que utilizam café em suas misturas, já que essa é uma das bebidas mais consumidas pelo mundo, tornando-se muito atrativa. Como um exemplo, temos o Irish Coffee, bebida muita característica da Irlanda, que usa o whisky e o café bem quente. No entanto, é importante saber o que acontece quando combinamos o álcool com cafeína.

Leia mais: Até o consumo moderado de álcool afeta a cognição, aponta estudo

Tanto o álcool quanto a cafeína afetam o coração e sua função, mas seu efeito combinado depende da quantidade que você consome. Provavelmente você sabe que a cafeína pode aumentar sua frequência cardíaca e sua pressão arterial, não é mesmo?

E para isso há um limite de quanto café você deve consumir por dia, que é de 400 mg. A cafeína é um estimulante, então tudo faz sentido, mas o álcool na verdade faz a mesma coisa. Mas calma, não precisa se preocupar ainda!

O que ocorre quando combinamos o álcool com o café?

A combinação de álcool e café pode exacerbar um ao outro, resultando em maiores aumentos na pressão arterial e na frequência cardíaca do que quando eles são consumidos sozinhos. Contudo, usá-los juntos não aumenta seu efeito tanto quanto você imagina.

A Dra. Susan A. Stoner, consultora de pesquisa do Instituto de Abuso de Álcool e Drogas, falou sobre os efeitos de ambos, explicando que não há evidências de que a mistura de álcool e cafeína aumente muito o efeito no organismo. Porém, o que importa é o quanto você bebe de ambos.

Tome cuidado com a quantidade

Se você já está bebendo cafeína ou álcool suficiente para experimentar esses efeitos cardíacos, combinar os dois pode piorar as coisas. Basicamente, se você tomou café antes de sair à noite, ou já tomou dois ou três drinks com essa mistura, evite tomar mais.

Quando o risco dessa combinação é maior?

Juntar cafeína e álcool aumenta o risco porque, ao combinar as duas substâncias, seu cérebro cria uma falsa sensação de segurança e saúde que faz você pensar que está menos bêbado e mais consciente quando, na verdade, não é assim. E é aí que reside o maior perigo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.