Aldeia Global

Marshall McLuhan deduziu as consequências da globalização para a comunicação e sua teoria se torna cada vez mais atual com o passar dos anos.

0

O que é Aldeia Global? A Aldeia global é o conceito cunhado pelo sociólogo canadense Herbert Marshall McLuhan para explicar a ideia de que o avanço tecnológico tende a encurtar distâncias, recriando no planeta a situação social que ocorre em uma aldeia. Pelos meios eletrônicos, as pessoas estariam se reconectando em um mundo globalizado.

Segundo McLuhan, as mídias de massa, fruto da evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação, interligaram o mundo, estreitando suas relações econômicas, políticas e sociais.

Elas estariam reconstituindo uma cultura, padrões, valores e o conjunto de signos e símbolos de forma massificada. A capacidade de atingir diversos receptores, portanto, estaria criando uma globalidade de ideias.

Conceito de Aldeia Global

O conceito foi proposto pela primeira vez na obra “A Galáxia de Gutenberg”, de 1962 (posteriormente expandido em “Os Meios de Comunicação como Extensão do Homem”, de 1964). Nesse contexto, McLuhan falava principalmente da televisão.

O conceito, entretanto, está voltando à tona com a ampliação do acesso à internet, já que a comunicação é uma via de mão dupla, e agora é possível uma comunicação bidirecional global de fato.

Marhsall McLuhan foi o primeiro a estudar como as novas tecnologias afetam a comunicação humana e ficou conhecido por prever a internet e suas implicações trinta anos antes de sua criação.

Alguns o apontam como “guru da comunicação”; é conhecido por ter cunhado a máxima “o meio é a mensagem”; é influenciador de inúmeros críticos culturais, pensadores e teóricos da mídia. Faleceu em 1980, mas sua obra é mais atual do que nunca.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.