Aleijadinho – Resumo, Biografia, Quem foi, Principais Obras, Fotos

Quem foi Aleijadinho? Aleijadinho foi um proeminente artista brasileiro. Ensinado principalmente por seu pai, o artista deixou um corpo impressionante de arte.

Quem foi Aleijadinho? Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi um proeminente artista brasileiro. Ele nasceu em 1738 de um pai arquiteto português, Manoel Francisco Lisboa, e de sua escrava brasileira, Isabel.

Biografia de Aleijadinho – Resumo

Acredita-se ser um retrato de Aleijadinho criado pelo artista Euclásio Ventura
Acredita-se ser um retrato de Aleijadinho criado pelo artista Euclásio Ventura

Ele morreu em 1814, em seu estado natal de Minas Gerais, Brasil, pobre e desconhecido. Um dos principais representantes do barroco brasileiro, Aleijadinho trabalhou sob severas restrições.

Ele sofria de graves deformidades físicas devido a uma doença (possivelmente hanseníase ou sífilis). Isso exigiu que suas ferramentas de trabalho fossem amarradas à sua mão.

Ensinado principalmente por seu pai, Aleijadinho deixou um corpo impressionante de arte religiosa. Projetos arquitetônicos, esculturas em igrejas, conventos e mosteiros fazem parte de sua história.

Aleijadinho viveu e trabalhou no estado brasileiro de Minas Gerais. Como o nome indicava, esta era uma região mineira extremamente rica. No seu auge, Minas Gerais enviava cerca de 25.000 quilos de ouro para Portugal por ano.

A combinação de riqueza, a religiosidade de seus habitantes e o isolamento geográfico contribuíram para o desenvolvimento de um estilo escultórico e arquitetônico único, como visto em Aleijadinho.

O corpo principal do trabalho de Aleijadinho concentrou-se em algumas importantes cidades mineiras da era colonial:

  • Ouro Preto;
  • São João Del Rei;
  • Sabará;
  • Congonhas.

Combinando elementos do gótico e do renascimento na linguagem do barroco, Aleijadinho desenvolveu uma poderosa linguagem artística. A escultura e a arquitetura se misturavam magistralmente em sua obra.

Exemplos famosos de sua obra escultórica incluíram a representação em tamanho real dos 12 profetas, em pé na escadaria da Igreja Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas.

Doze profetas em pé na escadaria da Igreja Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas.
Doze profetas em pé na escadaria da Igreja Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas.

As Igrejas de São Francisco de Assis, em São João del-Rei e em Ouro Preto, ilustram bem suas habilidades como arquiteto.

Aleijadinho morreu aos 76 anos, pobre e esquecido. Foi durante a década de 1920 que sua arte recebeu mais atenção. Principalmente no contexto da semana da Arte Moderna.

Ele foi considerado um mestre em seu ofício e um dos primeiros a contribuir para uma linguagem artística genuinamente brasileira.

Lista das Principais Obras de Aleijadinho

De acordo com a Wikipédia, estas são algumas das obras documentadas do artista, confira as principais obras de Aleijadinho:

  1. Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del-Rei;
  2. Projeto para a fachada da Igreja de São Francisco em São João del-Rei;
  3. Detalhe do Cristo carregando a Cruz, na Via Sacra de Congonhas;
  4. Doze Profetas para o adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos;
  5. Relevo no pórtico da Igreja de São Francisco em Ouro Preto.

Conteúdos Relacionados:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.