Além da raça, você também tem responsabilidade pela personalidade do seu cão
A educação que você dá ao seu cachorro pode mudar tudo.
No mundo existem 344 raças de cães reconhecidas, e cada uma delas foi criada com uma finalidade específica. Assim, é natural vermos padrões que se repetem na maioria dos cachorros de cada raça.
Por isso, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos descobriu que embora os fatores genéticos sejam de grande influência para seu cão, os donos são, também, responsáveis pela formação da personalidade do cachorro. Entenda melhor a seguir.
Leia mais: Conheça As 5 Raças De Cachorro Que Necessitam De Cuidados Extras
A raça do seu cachorro é fator determinante da personalidade dele?
Embora existam diversas raças de cachorro no mundo, assim como os seres humanos, cada cão é diferente do outro. Por isso, uma pesquisa feita com 4.000 cães e 46.000 donos de animais analisou se a raça é um fator determinante para a formação da personalidade de cada cachorro, afinal, cada uma delas foi criada com uma finalidade específica.
Então, após analisar os resultados, a pesquisa chegou à conclusão de que sim, é possível descobrir muito a respeito de um cão só pela sua raça. Entretanto, a criação dada pelos donos os difere e forma características da sua personalidade também, como, por exemplo, se eles são mais quietos, mais receptivos com as pessoas ou se são carinhosos ou educados.
O que a pesquisa descobriu sobre as raças?
Após análises genéticas de mais de 200 cachorros, pesquisadores dos Estados Unidos os reduziram através de linhagens genéticas para apenas 10 principais: pastores, terriers, retrievers, galgos de calça, sabujos e pointers/spaniels.
Sendo assim, a pesquisa conclui que cada uma dessas linhagens foi criada com uma finalidade específica, como caçar pelo cheiro, proteger o gado ou pastorear.
Isso explica muitas coisas a respeito das raças, como, por exemplo, a alta sensibilidade de raças de pastoreio a estímulos ambientais, o instinto predatório dos terriers e a dificuldade de adestrar sabujos que foram criados para manter foco independente de estímulos visuais.
Qual a responsabilidade dos donos de cães?
A educação de um cão também é muito importante para definir a personalidade dele, e há estudos, inclusive, afirmando que esse é o principal fator. Sendo assim, embora a linhagem genética explique muitas coisas sobre um cão, a sua educação é o que vai definir de fato a sua personalidade.
Nesses estudos, os pesquisadores afirmam que as raças são tantas que possuem muitos genes em comum umas com as outras, e por isso, os fatores que mais diferem uma raça da outra atualmente são as características estéticas.
Por isso, é muito importante que os tutores eduquem seus cães da melhor forma possível, principalmente nos dois primeiros anos de vida, em que eles estão mais sensíveis à aprendizagem.
Comentários estão fechados.