Além do sal, outro alimento comum pode dar pedra no rim (e pouca gente sabe!)
De acordo com um estudo recente, tal substância aumenta em até 88% o risco de formação de cálculos renais.
As temidas pedras nos rins, ou cálculos renais, são depósitos duros de sais minerais que se formam dentro dos rins e podem causar dores intensas, quando o trato urinário tenta secretá-las.
Entre os sintomas mais comuns estão dor severa nas costas e laterais, náusea, vômito e a presença de sangue na urina.
Pessoas com histórico familiar de pedras nos rins, pouca ingestão de líquidos ou dietas ricas em sódio estão mais propensas a desenvolver esse problema.
O sal tem sido amplamente apontado como o principal vilão na formação de pedras nos rins. Quando consumido em excesso, ele faz com que os rins precisem trabalhar mais para eliminar o sódio extra, o que pode resultar em depósitos de cálcio que, com o tempo, calcificam e formam os dolorosos cálculos renais.
Tal processo ocorre porque o excesso de sódio na corrente sanguínea interfere na capacidade dos rins de eliminar cálcio na urina, resultando na formação das pedras.
Porém, embora o sal seja um culpado conhecido, estudos recentes sugerem que o açúcar, especialmente o refinado ou cristalizado, pode ser igualmente prejudicial nesse sentido.
Outro inimigo potencial dos seus rins
Assim como o sal, o açúcar pode se acumular no corpo e, em quantidades excessivas, causar alterações no metabolismo que favorecem a formação de pedras nos rins.
Vários estudos já comprovaram que a ingestão elevada de açúcar aumenta a excreção urinária de cálcio e oxalato, dois componentes principais dos cálculos renais.
Comer açúcar em excesso é tão nocivo aos rins quanto o sal – Imagem: reprodução
Além disso, bebidas industrializadas, como refrigerantes e sucos de caixinha, são carregadas de açúcares adicionados, que aumentam mais o risco de formação de pedras nos rins. Esses produtos são muitas vezes consumidos em grande quantidade, o que agrava o problema.
Como se já não bastasse, o consumo excessivo de açúcar também está ligado a outros problemas de saúde, como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e cáries dentárias.
Além de moderar o consumo de sal e açúcar, quem quiser evitar as pedras nos rins deve beber muita água diariamente para ajudar esse par de órgãos vitais a eliminar toxinas. Também é importante manter uma dieta balanceada, rica em frutas, vegetais e fibras.
É importante também realizar exames de saúde regulares para monitorar os níveis de sódio e açúcar no sangue, essenciais para a correta manutenção dos rins.
Comentários estão fechados.