Alerta aos consumidores: estes 3 tipos de peixe devem ser evitados no supermercado
É comum ver especialistas recomendando cuidados ao consumir peixes. Porém, algumas espécies devem ser evitadas a todo custo, pois representam perigos ainda mais sérios.
Com o alto consumo de carne de peixe por parte da população brasileira, muitas vezes normaliza-se a ingestão desse alimento e não há atenção sobre quais espécies devem ser consumidas e quais não.
Contudo, nesta matéria traremos uma seleção específica com 3 tipos de pescado que são os menos recomendados para os consumidores. Fique atento!
O que evitar ao comprar pescados no mercado
As espécies de peixe citadas abaixo são conhecidas por consumirem grandes quantidades de mercúrio ao longo da sua vida no mar.
Por esse motivo, eles não são indicados para o consumo humano e, se houver algum consumo, ele precisa ser o mínimo possível.
Tubarão
Conhecidos como cação em território brasileiro, a carne de tubarão é bastante consumida em várias partes do Brasil, principalmente servidos em porções na praia.
Contudo, esses animais podem acumular uma grande quantidade de mercúrio em seu organismo, devido à poluição dos mares e à contaminação de suas presas.
Atum enlatado
Por ser uma das espécies de peixe que apresentam maior acúmulo de mercúrio, o atum deve ser evitado sempre que possível.
Adicionalmente, recomenda-se consumir este tipo de pescado de forma bastante espaçada, para assim evitar a contaminação pelo metal pesado.
Peixe-espada
Assim como o tubarão, esse animal tende a consumir diversas presas ao longo de sua vida e, por conta da contaminação de alguns desses alvos, pode apresentar grande concentração de mercúrio em seus corpos.
Dessa forma, evite ingerir esse peixe sempre que possível para não ter problemas de saúde.
Problemas com a ingestão de peixes com altos índices de mercúrio
A exposição e ingestão do mercúrio podem ser bastante prejudiciais à saúde humana, causando diversos tipos de problemas. Alguns desses problemas podem ser gastrointestinais, renais e até mesmo cardíacos.
O consumo, mesmo que indireto, desse tipo de metal pesado através da carne de peixe pode causar danos irreversíveis em crianças e grávidas.
Portanto, para evitar problemas com a formação do feto ou com o desenvolvimento das crianças pequenas, esses pescados devem ser evitados.
Além disso, em casos extremos onde há grande quantidade de mercúrio ingerida, o indivíduo pode ter graves problemas de saúde e até mesmo chegar ao óbito.
Sendo assim, redobre a atenção ao consumir esses animais e previna-se já!
Comentários estão fechados.