Alerta aos pais! 5 erros dos adultos podem piorar a timidez infantil

A timidez infantil pode ser um desafio para as crianças, assim como para os responsáveis. Saiba como você pode ajudá-la a superar a insegurança.

Lidar com a timidez infantil pode ser complicado para os pais, que muitas vezes se encontram preocupados e cheios de dúvidas. Todos desejam ver seus filhos desenvolvendo confiança e habilidades sociais, mas alguns erros comuns podem complicar ainda mais esses desafios. Veja como você pode ajudar seu filho de maneira eficaz.

É fundamental reconhecer que cada criança tem sua individualidade, com uma personalidade e características próprias que precisam ser respeitadas. Da mesma forma que os adultos, as crianças precisam de seu próprio tempo para assimilar e reagir ao mundo ao seu redor.

Timidez infantil: aprenda a ajudar realmente os seus filhos

Algumas atitudes podem intensificar a timidez infantil, em vez de ajudar. Pensando nisso, existem pelo menos cinco erros que os pais ou responsáveis devem evitar durante o processo. Ao ter os cuidados certos, você poderá ajudar a criança no processo de superação e evitar mais traumas. São eles:

1. Forçar a interação: na tentativa de reduzir a timidez das crianças, alguns responsáveis excedem e criam muitos cenários de interação. Mas, evite pressionar a interagir em situações que a deixam desconfortável. Isso pode aumentar a ansiedade e a timidez da criança, tornando a experiência ainda mais negativa.

2. Falar por ela: incentive a criança a se expressar e a comunicar seus próprios desejos e necessidades. O erro está em falar pela criança, pois isso a priva da oportunidade de desenvolver suas habilidades sociais e de comunicação.

3. Envergonhá-la ou compará-la: ao invés de julgar, elogie o esforço da criança, mesmo que ela não consiga se comunicar da maneira que você espera. Ao criticar, os responsáveis podem aumentar a insegurança e prejudicar a autoconfiança.

4. Erro ao desrespeitar o espaço pessoal: entenda que a criança precisa de tempo e espaço para crescer e vencer a timidez. Não pressione, caso contrário, você pode ampliar a insegurança.

5. “Você é muito tímido(a)!”: pare de rotular a criança com frases assim! É tudo o que ela menos precisa agora. Oferece apoio, demonstre real empatia e reconheça que o processo é mesmo difícil para algumas pessoas.

Para ajudar ainda mais, converse bastante e tente entender em quais contextos e atividades a criança se sente mais confortável e segura. A cada pequena vitória, celebre!

Caso note que a dificuldade de vencer a timidez infantil se tornou algo muito complicado para pais e filhos, considere contar com a ajuda de um profissional, como um psicólogo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.