ALERTA CLIMÁTICO: Inmet emite comunicado sobre chuvas em algumas regiões do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou a previsão do tempo para todo o Brasil. Porém, os moradores de algumas regiões devem estar em alerta. Confira!

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou que a região Nordeste terá chuva com ventos intensos nos próximos dias de julho. Durante o período de 20 a 24 de julho está previsto clima com predomínio de ventos e rajadas que podem alcançar até 60 km/h.

O tempo chuvoso estará presente da Bahia ao Rio Grande do Norte e chegará até o Ceará. Da mesma forma, os estados de Pernambuco, Piauí e Paraíba vão enfrentar chuva e vento nos próximos dias.

Com base em dados climáticos e padrões de comportamento atmosférico, os meteorologistas do Inmet sinalizaram a possibilidade de precipitações com influência do Oceano Atlântico.

Para a região Norte, está previsto que as pancadas de chuvas cheguem a 20 milímetros. Já o tempo seco se mantém em Tocantins, Rondônia e Acre sem a presença de chuvas.

(Imagem: Unsplash/Reprodução)

20 a 24 de julho: Previsão do tempo para todo o Brasil

Do dia 22 (sábado) ao dia 24 (segunda-feira), acontecerá uma Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) no Oceano Atlântico, indicando a chegada das chuvas no leste do Nordeste, segundo o Inmet.

A previsão é de rajadas de vento que podem ultrapassar os 60 km/h nos períodos da manhã e da tarde. Além disso, a região litorânea da Bahia terá chuva passageira e nebulosidade a partir do dia 22 que podem acumular mais de 50 mm.

Para a região Norte, está previsto que as pancadas de chuvas cheguem a 20 milímetros, mas algumas regiões, como o centro-norte de Roraima e o noroeste do Amazonas, devem ultrapassar os 50 mm.

Além disso, a previsão indica chuva de até 40 mm em Santa Catarina e em algumas áreas do Paraná. Por outro lado, o tempo seco estará presente no Rio Grande do Sul e no norte do paranaense.

Por último, as condições climáticas do período de 25 de julho a 2 de agosto não mudam até o momento. Dessa forma, é esperada chuva intensa com mais de 50 mm no Brasil, com exceção para interior do Nordeste e áreas da região central do país, que terão tempo seco.

A chegada das chuvas emite um alerta importante para regiões que geralmente têm risco de alagamento e enchentes. É sempre importante agir de forma preventiva, adotando medidas de segurança e manter-se informado sobre as previsões de chuva da sua região.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.