ALERTA de calor! 6 estados estão sob perigo até quarta-feira, 15
A nova onda de calor que atinge o país irá causar temperaturas recordes em diversas capitais. Confira a previsão do tempo!
A forte onda de calor que atinge o Brasil nos últimos dias foi motivo para que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitisse dois novos alertas para os moradores de duas regiões. Segundo o Inmet, os estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia estão sob estado de grande perigo. O mesmo aviso é válido para a região do Distrito Federal.
Veja também: Calor EXTREMO: 2023 promete ser o ano mais QUENTE em 125 mil anos!
Além desses estados, o sul do Pará, do Amazonas e do Tocantins, e grande parte do Paraná e do Espírito Santo também estão sob alerta de perigo. Dessa forma, a previsão estimada pelo Inmet indica que o calor siga, pelo menos, até esta quarta-feira (15). No entanto, ainda não é possível afirmar ao certo quando será o fim da nova onda de calor.
Calor excepcional atinge o país
Nos alertas mais recentes divulgados, a expectativa é de que os termômetros marquem temperaturas de, pelo menos, 5 °C acima da média esperada para a época. Dentre as capitais mais atingidas, pelo menos sete delas deverão registrar as maiores temperaturas do ano até o momento: Campo Grande, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, São Paulo, Vitória e Curitiba.
Com o aumento das temperaturas, aumenta também os riscos de queimadas e de transtornos aos cidadãos. Assim, é recomendado que os brasileiros tomem os devidos cuidados para evitar a desidratação e as queimaduras solares devido às altas temperaturas.
Por fim, o Ministério da Saúde recomenda aumentar a ingestão de água ao longo do dia. É indicado também evitar atividades físicas nos períodos mais quentes e evitar exposição ao sol das 10h às 17h. Caso seja necessário sair durante este período, é indispensável o uso de protetor solar e o consumo de água.
Comentários estão fechados.