Alerta de calor extremo: super El Niño alcançará seu auge em breve

E pior: as altas temperaturas devem se espalhar por todo país!

De acordo com estimativas da MetSul Meteorologia, o super El Niño deve ganhar corpo e gerar, nas próximas semanas, temperaturas ainda mais altas do que trouxe ao longo de 2023.

O fenômeno, que já é comum, esse ano está “turbinado” e vai atingir seu pico de calor agora, entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Ou seja, o “calorão” que vimos até agora foi apenas um prelúdio.

Além do tempo seco e extremamente quente, são esperados momentos de “calor abafado” seguido de temporais que podem causar estragos pelo país.

É “quentura” para todo lado

(Imagem: divulgação)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que os meses de julho e novembro deste ano foram os mais quentes já registrados.

Em consonância a isso, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) já afirmou que 2023 é, de longe, o ano mais quente dos últimos séculos.

Outro consenso é de que o “culpado” por tudo isso é o El Niño e que ele ainda não acabou seu trabalho por aqui.

Altas temperaturas por todo país

Com as novas previsões da MetSul é possível notar que absolutamente todo território nacional será afetado pelo calor nesse período interanual.

As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, tradicionalmente mais quentes, seguem com altas temperaturas e tempo seco em sua maior parte.

As exceções ficam por conta de algumas áreas de floresta amazônica, no Norte, que devem ter maior percentual de umidade.

No Sudeste, as previsões são de calor extremo no Rio de Janeiro, que também já sofre com as altas temperaturas.

Já no Sul, a região mais fria do país, o quadro de anormalidade permanece, com calor e tempo firme em toda a região prevalecendo entre o final deste ano e o início do próximo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.