Alerta de Segurança: Especialista fala sobre Roblox e os perigos desse jogo para das crianças

Uma das plataformas de jogo mais populares entre as crianças por ter um risco de segurança no chat. Especialista em segurança digital infantil faz alerta!

O universo do Roblox já conquistou as crianças, por conta de sua interação e ambiente criativo. No entanto, os pais precisam estar atentos à segurança dos seus filhos, principalmente no chat da plataforma.

Por ser um jogo online, a comunicação e interação entre os jogadores também são feitas pela internet. Logo, é criado um ambiente propício para fraudes, golpes e outros crimes e infrações contra crianças e adolescentes.

Proteja seu filho no jogo Roblox

Por ser uma plataforma popular entre as crianças, o jogo exige uma atenção maior dos pais. É necessário monitorar as crianças e saber com quem elas conversam durante o jogo.

De acordo com a especialista em segurança digital das crianças Farah Diniz, o chat online do Roblox pode ser acessado por pessoas do Brasil e do mundo e todos têm acesso ao espaço para troca de mensagens e ligações. Portanto, sem a atenção dos pais, qualquer pessoa de má intenção pode ter acesso às crianças.

Sendo assim, ela ressalta que é possível realizar algumas alterações de segurança diretamente nas configurações do jogo, como desativar o chat.

Para realizar a mudança, basta acessar a plataforma e ir até a área de configurações. Lá, é possível selecionar a opção para desativar o chat do Roblox.

Dicas de segurança para monitorar crianças na internet

As novas gerações são criadas desde pequenas com a presença da tecnologia e ambientes virtuais. Por isso, nem sempre é possível retirar por completo o acesso à internet. Logo, manter as crianças e os adolescentes seguros é uma das maiores preocupações dos pais.

Pensando nessas situações, separamos algumas dicas essenciais para garantir a segurança dos filhos no ambiente digital.

  • Ative as configurações de controle dos pais em todos os apps, jogos e navegadores;
  • Crie um espaço seguro de diálogo, para que a criança possa expor suas atividades na web;
  • Faça um combinado para que a criança comunique quaisquer mensagens ou atividades suspeitas;
  • Não permita que a criança tenha livre acesso aos dados bancários, como cartão de crédito;
  • Explique, de acordo com a idade da criança, sobre os perigos de conversar com estranhos e marcar encontros, mesmo que em locais públicos.

Mesmo mantendo o controle parental, é possível manter a privacidade e a individualidade das crianças e dos adolescentes na internet.

Por fim, o mais importante é estar atento e sempre conversar abertamente com os filhos sobre a importância de se protegerem na internet.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.