Alerta! Homens psicopatas disfarçam a personalidade para atrair mulheres
Um novo estudo científico afirma que homens psicopatas conseguem camuflar seus traços abusivos para lidar com outras pessoas. Entenda o caso.
Um novo estudo revelou que homens com traços de personalidade psicopatas mais conseguem camuflar suas habilidades reais. A pesquisa foi publicada na revista científica Evolutionary Psychological Science.
De acordo com os pesquisadores, eles ficam mais honestos, emotivos e amáveis para atrair outras mulheres.
Indivíduos com traços pronunciados de personalidade psicopática também são conhecidos por sua insensibilidade, frieza e indiferença em relação ao sofrimento dos outros.
Essas características podem afetar significativamente a forma como essas pessoas se relacionam e interagem com os demais, causando impactos negativos em suas relações interpessoais e na sociedade em geral.
Com isso, precisam utilizar armadilhas de personalidade para atrair uma mulher e foi exatamente para isso que os pesquisadores procuraram respostas. Confira!
Estudo revela que homens psicopatas camuflam suas personalidades
O estudo conduzido por Kristopher J. Brazil e seus colegas teve como objetivo investigar se os homens com traços psicopáticos tendem a imitar traços de personalidade pró-sociais no contexto do namoro.
Eles procuraram descobrir se os homens psicopatas seriam mais propensos a modificar seus traços de personalidade quando confrontados com um cenário de namoro.
Existe algo chamado “imitação comportamental”, que pode ser um mecanismo usado por indivíduos com altos níveis de traços psicopáticos para evitar que suas características negativas afetem suas interações sociais.
A imitação de expressões faciais, vocais e posturais durante as interações pode ajudar a criar uma sensação de conexão e empatia com os outros, mesmo que seja apenas superficial.
O estudo contou com 164 estudantes universitários do sexo masculino, das universidades em Ontário, Canadá, concentrando-se em relacionamentos heterossexuais e estudantes que se identificaram como gays não foram incluídos na amostra.
A maioria dos participantes era de origem étnica branca, representando 64% da amostra e a maioria também era solteira, com uma taxa de 59% dos participantes relatando seu estado civil como solteiro.
Os resultados sugerem que os traços psicopáticos podem influenciar a disposição dos homens em apresentar uma imagem enganosa, demonstrando traços de personalidade mais pró-sociais para atrair parceiras do sexo feminino.
Os traços de personalidade psicopática são caracterizados por um conjunto de atitudes, incluindo ausência de respeito pelos direitos e sentimentos alheios e extrema falta de empatia.
O experimento
No início do estudo, os participantes preencheram uma avaliação de traços de personalidade. A avaliação projetada foi útil para medir diferentes aspectos da personalidade, incluindo honestidade, humildade, afetividade, extroversão, afabilidade e abertura para experiências.
Os participantes também responderam à escala de auto-relato de psicopatia 4, que é usada para avaliar os traços psicopáticos em indivíduos.
Os participantes do estudo assistiram ao vídeo onde uma atriz gravou um perfil de namoro. A atriz, que se apresentava como uma estudante universitária de 20 anos, descreveu-se como espontânea, divertida, sentimental e uma “romântica incurável”.
No final do vídeo, ela expressou que seu parceiro ideal seria alguém que adora se divertir, é espontâneo, ama aventuras e com quem ela possa se sentir confortável para relaxar a sós.
Após assistir ao vídeo, os participantes foram solicitados a avaliar sua própria atratividade para a mulher do vídeo com base nessas características apresentadas.
Em seguida, os participantes foram instruídos a preencher a avaliação de personalidade novamente, desta vez de forma a se tornarem mais atraentes para a pessoa do vídeo.
Eles receberam a seguinte instrução: “Por favor, responda às seguintes perguntas considerando como você pode parecer mais atraente para a pessoa no vídeo de perfil de namoro”.
Dessa forma, os pesquisadores buscaram analisar se os homens com traços psicopáticos mostrariam uma tendência maior de ajustar seus traços de personalidade para se tornarem mais atraentes aos olhos da mulher apresentada no vídeo.
Resultado do experimento
Os resultados do estudo demonstraram que, em média, os participantes apresentaram um aumento nas pontuações de honestidade, extroversão, amabilidade e abertura à experiência após assistir ao vídeo de namoro.
Isso sugere que os homens, em geral, têm a inclinação de ajustar seus traços de personalidade quando instruídos a imitar e parecer mais atraentes, mesmo que não possuam traços psicopáticos.
Os pesquisadores observaram que as maiores mudanças ocorreram nos traços de personalidade de honestidade, afetividade e extroversão.
Isso indica que os homens com traços psicopáticos mais expressivos têm maior probabilidade de modificar esses traços específicos para se apresentarem de maneira mais atrativa.
O estudo revela traços importantes do comportamento masculino, embora a pesquisa tenha sido feita apenas no campo universitário. Para se proteger, toda informação é válida.
Comentários estão fechados.