ALERTA: NASA mostra onde não haverá mais humanos em algumas décadas
Calor extremo ameaça tornar várias regiões do mundo inabitáveis daqui a 30 e 50 anos, alerta estudo da NASA sobre os perigos do aquecimento global.
Você já parou para pensar no que acontecerá com alguns lugares devido ao aquecimento global? A NASA revelou uma lista alarmante, destacando áreas que podem não ter mais seres humanos até 2074.
Todos sabemos que o aquecimento global é o aumento da temperatura média da Terra, devido à atividade humana, como a queima de combustíveis fósseis.
Esse fenômeno desencadeia uma série de consequências devastadoras, desde o derretimento do gelo polar até mudanças climáticas extremas.
Apesar dos alertas cada vez mais urgentes sobre as consequências do aquecimento global, muitas pessoas ainda não estão totalmente conscientes do impacto a longo prazo.
Mas estudos recentes, incluindo análises da NASA, mostraram uma realidade assustadora: a crescente ameaça de áreas inabitadas, graças à elevação da temperatura média do planeta.
Essa situação é especialmente preocupante, porque muitos dos locais em risco são densamente povoados.
Por que o ser humano não aguenta o calor?
Mas por que esses lugares estão destinados a desaparecer? Bem, tudo se resume ao aumento das temperaturas.
A NASA tem se dedicado a uma métrica chamada bulbo úmido, que mede a capacidade do corpo humano de resfriar quando toda a umidade ao redor é removida.
Em termos simples, quanto mais alta a temperatura, mais difícil se torna para o corpo humano regular sua temperatura interna, devido à falta de líquidos. Isso pode levar a condições insuportáveis e, em casos extremos, até à morte.
Calor extremo é risco de morte para o ser humano – Imagem Olhar digital/Reprodução
Portanto, o aumento das temperaturas globais não apenas ameaça ecossistemas, mas também representa um perigo direto para a saúde e a segurança das comunidades pelo mundo.
De acordo com tais estudos, um corpo humano pode suportar temperaturas de até 36 graus Celsius por cerca de seis horas.
No entanto, após esse período, a desidratação e o estresse térmico se tornam tão severos que podem levar à morte.
Lugares com calor insuportável
As descobertas indicam que diversas nações do sul asiático, do Golfo Pérsico e das regiões costeiras do Mar Vermelho poderiam enfrentar episódios frequentes de bulbo úmido, ultrapassando os 35 °C, até 2054.
Isso as colocaria em risco de se tornarem áreas perigosas ou até inabitáveis durante períodos de calor intenso e baixa umidade.
Além disso, partes do leste da China e do Brasil também podem se tornar cada vez mais hostis para a vida humana até 2074, assim como certos estados dos Estados Unidos.
Com informações do site Meteored Tempo.
Comentários estão fechados.