Alerta Vermelho: Estes cinco estados podem sofrer com alagamento
Outros 18 estados estão em alerta laranja, quando há risco para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Apesar de associarmos o verão do Brasil com corpos sarados nas nossas praias paradisíacas, esta estação do ano também traz consigo chuvas torrenciais em todo o país. Nos últimos anos, tragédias envolvendo água, como alagamentos e deslizamentos, têm se tornado frequentes em dezembro e janeiro.
Leia mais: Saiba como proteger seus aparelhos eletrônicos durante uma tempestade
Risco de alagamento
Conforme levantamento mais recente do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a história deve se repetir em 2022 e 2023. De acordo com o órgão, cinco estados brasileiros estão em alerta vermelho e têm grave risco de alagamentos: Paraná, Maranhão, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Tocantins.
Além de alagamentos, o alerta vermelho do Inmet também diz respeito a deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. A previsão é de que chova mais de 100 mm por dia nestes cinco estados.
Cada milímetro de chuva corresponde a um litro de água em uma área de um metro quadrado. Assim, a previsão é de que chova 100 litros por dia. É muita coisa!
Alerta laranja
Outras federações do Brasil também devem se preocupar com as chuvas nos próximos dias. Segundo o Inmet, 18 estados estão em alerta laranja: Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Sergipe, Ceará, Goiás, Paraíba, Piauí e parte do Tocantins.
A previsão é de que chova entre 50 e 100 mm por dia.
Além dos riscos de alagamento com as chuvas, é possível que algumas áreas enfrentem também ventos costeiros que variam entre 60 e 100 km/h. Com esta previsão meteorológica, é possível que também haja descargas elétricas, quedas de galhos e árvores e até mesmo falta de energia em algumas regiões.
Previsão do tempo para os próximos dias
De acordo com o Inmet, até 5 de dezembro, o país todo deve se preparar para chuvas. Na grande parte da região Norte do Brasil, a previsão é de chover acima de 20 mm. Com exceção do leste do Amazonas, sul do Pará e Tocantins e norte de Roraima, onde a quantidade de água deve ser superior a 80 mm.
O mesmo deverá acontecer na região Nordeste, no centro-sul da Bahia e também em Maranhão, Piauí e parte do Tocantins. Em Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba choverá menos, mas estes estados também podem sofrer com pancadas ao longo da semana.
No Centro-Oeste do Brasil haverá uma maior quantidade de água em grande parte do Mato Grosso, na divisa com Goiás e no Distrito Federal. O acumulado pode passar de 70 mm. Mato Grosso do Sul e restante do Mato Grosso pode sofrer com pancadas de chuva devido a uma massa de ar. Demais regiões terão chuva entre 20 e 50mm.
O início da próxima semana tende a ser mais tumultuado para a região Sudoeste. Pode chover mais do que 50 mm por dia. Em algumas partes de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, o acumulado pode chegar a 80 mm. No oeste de São Paulo e centro-oeste de Minas, as chuvas devem ficar entre 30 e 70mm por dia.
A região Sul deverá ficar em bastante alerta. Isso porque o sudoeste do Rio Grande do Sul, leste do Paraná e várias áreas de Santa Catarina devem se preparar para chuvas com mais de 80 mm. Nas demais regiões destes estados, o acumulado fica entre 20 e 50 mm.
Comentários estão fechados.