4 das palavras e expressões que Shakespeare inventou e que perduram até hoje
Algumas expressões bem presentes na nossa sociedade são, na verdade, frases de peças do Bardo que ressoam até hoje.
William Shakespeare é um dos grandes nomes da cultura mundial, muito em parte de sua contribuição enorme para a literatura. Afinal, ele escreveu centenas de peças que entraram no imaginar popular. Ademais, muito do que se diz hoje são palavras e expressões inventadas por Shakespeare e provavelmente você não sabia. Por isso, não deixe de conferir esse texto para identificar a origem de algumas delas.
Leia Mais: Curiosidades: Veja 6 invenções que mudaram o mundo
Expressões e palavras que surgiram com Shakespeare
O idioma inglês incorporou muitas expressões que antes de Shakespeare nunca haviam sido usadas. Algumas delas são, inclusive, palavras, substantivos e verbos que embora sejam muito usadas recentemente, na realidade, foram invenções do bardo. Confira algumas das mais emblemáticas:
Gerente (“Manager” em inglês)
Difícil pensar que uma palavra tão comum no inglês atual surgiu apenas a partir da literatura de Shakespeare. Mas vale lembrar que um gerente, no sentido de alguém que cuida da gestão de uma organização, era uma coisa nova na época do Bardo. Isso porque Shakespeare foi um autor de peças da modernidade, época em que o capitalismo, como conhecemos, voltou à tona depois da Idade Média. Assim, o “gerente” era algo típico da época, mas sem um nome definido. Essa expressão então tem como primeiro registro um trecho da peça “Love’s Labour’s Lost”.
“Nem tudo o que reluz é ouro”
Essa expressão é dita quando precisamos explicar para alguém que as coisas e pessoas são mais do que as suas aparências. No caso, essa expressão surge com Shakespeare na peça “Henry VI, Parte I” e mostra uma característica da obra do autor, que é a existência para além da aparência.
“Você está falando Grego”
Sabe quando alguém te explica algo que você simplesmente não entende? Normalmente dizemos que essa pessoa “está falando grego”, ou seja, em um idioma totalmente diferente. Essa expressão está presente na peça “Júlio César” e foi amplamente incorporada no mundo inteiro, então é possível perceber a grande influência do autor.
“Ser ou não ser?”
Uma das frases mais famosas do mundo é de Shakespeare em um de seus principais trabalhos, a peça “Hamlet”. Dentro do contexto da peça, a frase representa a ambiguidade da vida e natureza humana perante os desafios tão confusos de viver. Nesse caso, em específico, retrata a confusão do Príncipe Hamlet que precisa tomar uma decisão importante.
Comentários estão fechados.