Alguns sinais que alertam que o seu filho está sendo sobrecarregado
Ainda que atividades extracurriculares sejam necessárias, pode ser que o excesso de tarefas sobrecarregue o seu filho.
Pais costumam, naturalmente, desejar o melhor para os seus filhos e fazer tudo o que está ao alcance para lhes proporcionar as melhores oportunidades. Isso inclui colocá-los em aulas extras, em esportes e em escolas de boa qualidade. No entanto, pode ser que o (a) filho (a) esteja cheio de responsabilidades e esteja exausto. Aqui estão alguns sinais de que o seu filho está sobrecarregado.
Leia mais: 3 dicas de como ajudar uma criança excluída
Sinais que mostram que o seu filho está sobrecarregado
No início do ano letivo brasileiro, diversas turmas costumam ser abertas. Seja da educação básica, ballet, artes marciais, dança, vôlei, futebol… O ímpeto de matricular seus filhos em todas as aulas possíveis pode ser tentador. Porém, é necessário ainda que a criança se desenvolva de maneira autônoma.
Para isso, deixar no mínimo um espaço livre à tarde ao longo da semana pode ser essencial para que ele (a) consiga descansar e decidir por conta própria quais atividades irá desempenhar. Dessa forma, ele (a) pode exercitar a criatividade ou pelo menos poderá aproveitar seu tempo para fortalecer seus laços entre amigos e familiares. Por isso, confira alguns sinais de que é necessário abrir um horário livre na agenda de seu filho (a):
É quase impossível jantar com ele
Entre uma tarefa e outra, seu filho costuma jantar fora ou não está em casa no horário de jantar, pois está retornando de alguma aula. Isso pode ser um sinal, especialmente se ele sai de casa pela manhã para estudar. O horário de jantar é essencial para que a criança se sinta acolhida, converse e desabafe sobre o seu dia e fortaleça laços familiares, além de se sentir incluída na dinâmica e rotina familiar.
Geralmente ele precisa fazer a lição de casa no carro
Se o seu filho constantemente precisa fazer a lição no carro ou no transporte público, esse pode ser um indicativo de que não sobra tempo para que ele realize em outro momento – ou até sobra, mas ele está esgotado. Como consequência, ele não consegue fixar muito bem o conteúdo no cérebro, pois está sempre com pressa.
Seu filho aparenta estar triste ou estressado
O excesso de atividades pode, sim, causar um Burnout em seu filho (a). Por esse motivo, é essencial que ele tenha um turno, além dos finais de semana, para que consiga descansar e se desligar das obrigações.
Comentários estão fechados.