Ministério da Saúde desenvolve guia com dicas para alimentação das crianças
Dicas importantes para a alimentação saudável das crianças.
O artigo 6º da Constituição Federal de 1984 determina diversos direitos humanos às pessoas. A alimentação saudável para crianças é um direito presente neste artigo e que devido à sua relevância deve ser garantido. Afinal, é a alimentação com nutrientes a principal responsável por um desenvolvimento seguro do ser humano.
Pensando em certificar que este direito está sendo cumprido, o Ministério da Saúde desenvolveu dicas para alimentação de crianças. Neste artigo mostraremos mais sobre esta atuação do órgão, confira!
Leia mais: Planos de saúde oferecerão consultas ilimitadas de fono, fisioterapeutas e psicólogos
O foco é na alimentação menos processada
Diante de uma crise econômica e com altos índices de fome, no qual 31 milhões de pessoas voltam para o índice de miséria, o Governo Federal desenvolveu uma cartilha para a alimentação das crianças. No Guia criado pelo Ministério da Saúde o principal foco é na alimentação das crianças após o período da amamentação, buscando priorizar os alimentos naturais como frutas, leite e pães.
Evitando todo e qualquer alimento processado como salsicha, miojo, achocolatados e biscoitos recheados. Essa é uma preocupação pertinente, pois após os primeiros dois anos de vida, as crianças sofrem com a propaganda publicitária que influencia a compra de ultraprocessados.
A saúde das gestantes
Outro ponto foi a criação de uma cartilha especial para gestantes, onde cita a importância do aleitamento materno antes dos dois anos. O leite materno é o principal alimento para uma criança até os seis meses de vida, fazendo inclusive com que qualquer outro tipo de alimento durante essa fase seja desnecessário.
Outro fato é que a amamentação é de extrema importância para a mulher, pois controla os hormônios e diminui os riscos de desenvolver câncer de mama, ovário e endometriose.
Além disso, o guia deixa claro a importância do cuidado com a gestante e com a saúde. A importância da água, da alimentação saudável e da importância das vitaminas no processo de suprir as necessidades do corpo. Entre elas: ferro, ácido fólico, cálcio e outras vitaminas. Para mais informações basta acessar: Guia Alimentar para Gestantes. Para cada gestante a alimentação saudável é a melhor forma de evitar complicações durante o parto e garantir a saúde do bebê.
Comentários estão fechados.