Conheça 5 alimentos que devem ser evitados por quem sofre de enxaqueca

Veja como os alimentos que você consome podem impactar nas crises desse distúrbio.

A enxaqueca é uma condição caracterizada por forte dor de cabeça, que atinge qualquer idade, e cuja intensidade dos sintomas varia de pessoa para pessoa. Embora o distúrbio não tenha cura, é possível tratar a situação com pequenas mudanças do dia a dia, inclusive na alimentação.

Isso porque alguns alimentos são responsáveis por desencadear crises, sendo necessário retirá-los da sua rotina. Portanto, se você é acometido(a) por esse quadro, é fundamental conhecer esses 5 alimentos que devem ser evitados por quem tem enxaqueca.

Leia mais: Saiba quais pontos no seu corpo podem ajudar a aliviar dores de cabeça

5 alimentos que desencadeiam os sintomas da enxaqueca

A enxaqueca possui inúmeras causas, tais como jejum prolongado, estresse, insônia, aromas intensos e alguns componentes de alimentos. Assim, estes elementos agem como um “gatilho” que provoca a crise, e portanto, devem ser evitados. Veja a seguir!

  • Álcool

O álcool é uma das principais substâncias responsáveis por desencadear os sintomas da enxaqueca. Então, quem sofre com este distúrbio precisa evitar o consumo de bebidas alcóolicas, principalmente em excesso.

  • Cafeína

De forma semelhante ao álcool, o exagero de cafeína está ligado aos episódios de enxaqueca. Desse modo, é fundamental não abusar do consumo de café, chás e bebidas energéticas.

  • Chocolate

Apesar do chocolate ser um grande parceiro para promover sensação de prazer e bem-estar, não recomenda-se o consumo para quem sofre com a temida enxaqueca. Isso porque ele possui cafeína e beta-feniletilamina, compostos relacionados ao surgimento das dores de cabeça.

  • Embutidos

Normalmente são alimentos compostos por carne processada, que adquirem tons de rosa devido a um composto chamado de nitrato. Assim, esta substância ajuda na conservação desses produtos, como salsichas, presuntos, calabresas e mortadelas.

Mas a desvantagem é que o nitrato presente nesses itens libera óxido nítrico no sangue. Então, esse elemento dilata as veias, inclusive as do cérebro, e causa o desconforto característico da enxaqueca.

  • Queijos envelhecidos

Queijos são produtos derivados do leite, que possui uma substância chamada de tiramina, cuja concentração aumenta conforme o tempo que o queijo passa maturando. Ou seja, queijos mais velhos possuem maior quantidade de tiramina, responsável por causar a enxaqueca. Portanto, evite consumir queijos mais envelhecidos, que passam muito tempo fermentando, como o parmesão, roquefort e feta.

Então, agora que você sabe quais são os alimentos à ser evitados por quem sofre enxaqueca. Acompanhe o blog do Escola Educação e tenha acesso a diversos outros materiais, curiosidades e notícias de todo o Brasil!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.