Alimentos proibidos para gatos: Veja o que evitar na hora de alimentar o seu felino
Entre os alimentos proibidos para a dieta felina está o leite, comumente associado aos gatos. Veja mais!
Os gatos, por vezes, demonstram muito interesse naquilo que estamos comendo, não é? E por isso, há quem não resista aos pedidos dos bichanos, sempre manhosos, e acaba dando ao pet um pouco de sua refeição. No entanto, é sempre importante ter em mente que o corpo do gato, especialmente seu sistema digestivo, é muito diferente do nosso. Sendo assim, muitos dos alimentos que nós consumimos diariamente podem ser extremamente tóxicos e proibidos para os felinos.
Leia Mais: Gatos Branquicefálicos: Conheça os cuidados necessários!
Desta forma, para evitar uma intoxicação grave, que pode inclusive levar o pet a óbito, é imprescindível que o dono se atente à dieta dos gatos. Veja aqui quais alimentos que são proibidos para gatos, a fim de evitá-los definitivamente!
Alimentos proibidos para gatos
- Uva
Dá para acreditar que um alimento tão simples e saudável para nós humanos, seja perigoso para esses peludinhos? Pois então, saiba que poucos alimentos são tão nocivos aos gatos quanto a uva, visto que a fruta apresenta componentes nocivos para os pets. Ademais, o consumo de uvas pode levar o seu bichano à morte, tamanho o prejuízo desse alimento. Isso porque a uva irá atacar diretamente os rins do animal, causando falha renal, de forma que é essencial evitá-la.
- Ovo cru
É muito comum que os gatos tenham interesse pelas cascas de ovos descartadas no lixo e queiram lamber o resto do ovo cru ali presente. No entanto, se você ver essa cena, afaste o gato do conteúdo rapidamente. Isso porque o ovo é prejudicial para o organismo felino, porque diminui a capacidade de absorção de vitamina B nos gatos, e essa é uma vitamina muito importante para a saúde do animal.
- Leite e laticínios
Muitos não acreditam, mas o leite, tão comumente associado aos felinos, faz mal para a espécie, bem como seus derivados. Isso devido ao fato de que os gatos adultos são intolerantes à lactose. Dessa forma, para evitar vômitos, diarreias e dores de barriga no seu animal de estimação, deixe o leite para os filhotes. Depois de crescidos, o mais recomendado é oferecer uma dieta balanceada com alimentos específicos para gatos.
- Chocolate
Os chocolates já seriam proibidos devido ao fato de serem derivados do leite, porém existem outras questões que necessitam ser destacadas. Devido ao alto teor de açúcar e gordura, esse alimento é um veneno para gatos. Assim, ao ingerir a menor quantidade de chocolate que seja, os felinos podem ter problemas intestinais, vômitos, problemas cardíacos e até morrer. Portanto, a melhor opção é manter o chocolate apenas para você.
Além desses, outros alimentos como alho e cebola, café e açúcar também são contraindicados para os bichanos. Então, se esse conteúdo foi útil para você, não esqueça de compartilhar essa matéria com outros cuidadores de gatos!
Comentários estão fechados.