As fibras estão presentes nos vegetais que fazem parte do grupo dos carboidratos e, apesar de não serem digeridas no organismo, os alimentos que auxiliam no emagrecimento e que são rico em fibras podem proporcionar uma sensação de saciedade que dura por bastante tempo. Além disso, também são ótimos para manter o bom funcionamento do corpo.
Benefícios de consumir alimentos com fibras
O consumo de fibras é muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo, afinal, elas, além de auxiliarem no equilíbrio desse funcionamento, absorvendo excessos e eliminando toxinas, previnem doenças intestinais, cardiovasculares; para aqueles que buscam emagrecer, elas também são muito úteis.
Benefícios da fibra para o organismo
A nutricionista Fernanda Sobral afirma que as fibras são muito importantes para fortalecer o sistema imunológico, ela ainda completa que: “estimulam o crescimento das células benéficas da flora intestinal, impedindo o crescimento de micro-organismos danosos”. Além disso, as fibras ajudam em outros quesitos do corpo, por exemplo:
- Ajuda na manutenção intestinal;
- Contribui na consistência das fezes e, consequentemente, previne a diarreia.
- Controla a diabetes;
- Elimina os metais tóxicos do organismo;
- Ajuda no emagrecimento;
- Diminui o colesterol;
- Previne câncer de cólon.
Quais são os alimentos ricos em fibras?
Elas estão presentes em diversos vegetais, e o recomendado pelos nutricionistas é que o consumo dos alimentos seja, quando possível, cru, bem higienizado e com casca, para que, assim, as fibras sejam bem aproveitadas. Aqui estão alguns desses alimentos:
- Feijão; ervilha; grão de bico; lentilha e soja.
- Grãos, como arroz, linhaça, aveia e milho.
- Pães e cereais matinais;
- Vegetais: agrião, alface, abóbora, abobrinha, beterraba, brócolis, couve, acelga, batata-doce, rúcula, espinafre, repolho, salsa, cebolinha, cebola, couve-flor, pepino, pimentão, quiabo, tomate.
- Frutas: abacate, abacaxi, ameixa fresca, ameixa seca, amora, banana, caju, cereja fresca, coco, goiaba, kiwi, maçã, manga, maracujá, mamão, melancia, melão, tangerina, morango e uva.
A nutricionista Roberta Stella explica quais são os benefícios desses alimentos no emagrecimento: “As fibras proporcionam maior saciedade e fazem com que o esvaziamento gástrico seja feito em um maior tempo. Assim, a sensação de fome demora a surgir e, consequentemente, pode levar a uma menor ingestão alimentar”.
Todas as pessoas devem consumir fibras
Fernanda Sobral ainda afirma que, embora a quantidade de fibras ingeridas por uma criança deve ser menor que a de um adulto, é importante introduzi-las na alimentação desde cedo.
