Cachorro obeso: Saiba quais alimentos evitar!

Animais também precisam de uma alimentação balanceada!

O ato de comer é muito prazeroso e assim como nós humanos adoramos comidinhas gostosas, os cachorros também gostam. Por outro lado, o excesso de alimentos, especialmente aqueles mais ricos em açúcares e gorduras, pode levar o nosso animal de estimação a ficar acima do peso. Dessa forma, saiba quais alimentos que devem ser evitados por cães obesos.

Leia também: Saiba como identificar depressão em cachorros

A obesidade contribui para o surgimento de vários problemas de saúde. Uma vez que são mais propícios a desenvolver doenças, os cães obesos têm menor expectativa de vida em comparação com cachorros de peso normal. Portanto, para preservar a saúde do animal, deve haver equilíbrio na alimentação.

Como saber se o cachorro está pesando mais do que deveria?

A princípio é importante destacar que algumas raças possuem mais peso naturalmente devido ao seu porte físico robusto e musculoso, porém caso você perceba que não dá para visualizar as costelas do pet e que não é possível apalpá-las por causa de uma camada espessa de gordura, saiba que ele certamente está com excesso de peso.

Ademais, observe sinais como dificuldade para se locomover, respiração ofegante e dificuldade para realizar atividades do dia a dia.

Dieta para cachorros: é necessário?

Saiba que a depender do caso pode ser necessária uma dieta para o cachorro. O médico veterinário é o profissional capacitado para fazer essa prescrição, que deve respeitar as características individuais de cada caso. Por isso, não deixe de procura-lo.

O que fazer com a alimentação de cachorros obesos

Primeiramente, a quantidade de comida que o cão ingere é o ponto principal, seguido pela qualidade. Dessa forma, preste atenção para não dar comida ou ração em excesso. Posto isto, deve-se evitar alguns alimentos.

Doces

Evite dar doces ao cachorro. Bolos, sorvetes, biscoitos com açúcar, doces, entre outros, são alimentos gostosos, entretanto, contribuem com o excesso de peso e com o surgimento de diabetes.

Comidas gordurosas

Assim como os doces, os comidas ricas em gordura geralmente são bem saborosas, no entanto, não devem ser consumidas caso o cão esteja gordo. Frituras em geral e cortes de carne com camada de gordura aparente devem ficar longe do pet!

Atividade física e alimentação saudável para cachorros

Enfim, além de reduzir comidas que favorecem maior ganho de peso, para ajudar o cachorro a emagrecer, estimule a prática de atividade física frequente com passeios e brincadeiras. Além disso, ofereça uma alimentação menos calórica, com comidas mais naturais. Caso a base da alimentação do seu pet seja ração, existem opções light no mercado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.