Mel, Fubá e Chocolate Amargo: Esses e outros alimentos duram MUITO tempo
Estes alimentos não precisam ser guardados em geladeira e duram muito tempo em condições normais, veja quais são.
Todo mundo já se acostumou a sempre observar os prazos de validade nas embalagens dos produtos alimentícios, sendo que alguns deles são bem curtos em relação à data de produção. Porém, existem alguns alimentos que duram muito tempo em temperatura ambiente, e inclusive alguns deles podem durar uma eternidade!
Leia Mais: Evite guardar esses alimentos na geladeira se você quer ser mais saudável.
Alguns alimentos com alta durabilidade
Os alimentos a seguir duram muito quando são reservados da maneira certa e não passam por processos industriais, ou seja, precisam ser alimentos naturais. Ademais, nem é preciso fazer muito para que eles permaneçam com a mesma qualidade durante anos, mas se alguns cuidados simples. Veja quais alimentos são esses!
Grãos Secos
Se você tem em casa grão-de-bico, feijão ou lentilha, então saiba que eles podem durar muitos anos desde que permaneçam secos e em temperatura ambiente. Isso porque o fator que mais colabora para fazer com que os grãos apodreçam é a umidade. Assim, ao mantê-los secos você garante que todos os nutrientes dos grãos permaneçam intactos.
Mel
Ao realizar escavações em tumbas de mais de 3 mil anos, arqueólogos encontraram mel milenar e em plena condição de consumo. Em parte isso acontece devido às pequenas quantidades de peróxido de hidrogênio que o alimento possui. Entretanto, ao passar por processos industriais o mel pode ser perecível, enquanto que o natural dura muito!
Arroz branco
As fibras do arroz integral são ótimas para manter o valor nutricional do grão, entretanto elas podem cooperar para que o alimento se estrague rapidamente. Por outro lado, ao remover esse revestimento de fibra e manter o arroz em temperaturas baixas, algo em torno de 3º C, é possível fazê-lo durar até 30 anos!
Chocolate amargo
Outro alimento que tem uma validade impressionante é o chocolate amargo que, segundo pesquisas, pode durar até dois anos, desde que em temperaturas constantes. Isso acontece por conta do baixo teor de gordura que esse produto possui, logo, quanto mais leite e açúcar um chocolate possui, mais rápido ele pode perecer.
Fubá
Por fim, temos um alimento que é muito popular no Brasil: o fubá. Nesse caso, o baixo teor de água do alimento ajuda-o a conservar intacto por mais tempo, desde que em local arejado. Inclusive, o mesmo pode ser dito de outros produtos semelhantes, como o amido de milho e a farinha de milho em flocos.
Comentários estão fechados.