Conheça alguns alimentos do dia a dia que podem prejudicar o nosso corpo

Hoje separamos alguns alimentos que estão na mesa dos brasileiros, mas que podem prejudicar a saúde do nosso corpo.

O consumo de embutidos, fast-food e alimentos instantâneos faz parte da realidade de muitos brasileiros, mas o que alguns não sabem é que essas comidas podem prejudicar a nossa saúde, principalmente o bom funcionamento do coração.

A maioria desses alimentos são processados e semiprontos, assim contam com altos níveis de colesterol, gordura saturada, sódio, corantes e conservantes. Isso tudo quando em excesso no organismo pode gerar problemas.

A questão não é parar de comer esses alimentos, mas reduzir a frequência com que os consumimos. Dessa forma, estaremos salvando o nosso corpo de adquirir futuras doenças.

Pensando nisso, fizemos uma lista com comidas que podem prejudicar o nosso organismo, são elas:

  • Embutidos

O consumo de salames, mortadela, presunto, salsicha e linguiça pode elevar as chances de sofrer um derrame ou infarto, pois são ricos em gordura saturada e aumentam os níveis de colesterol no sangue

Ademais, esse alimento possui sódio e corantes em excesso, o que pode ocasionar alergias e problemas estomacais.

Por fim, os conservantes utilizados para aumentar a validade desse produto, como nitrito e nitrato, quando chegam ao nosso organismo são metabolizados em substâncias com potencial cancerígeno.

  • Caldos e temperos

Se você ainda é adepto a cozinhar com cubos de tempero ou caldos industrializados, saiba que precisa mudar de atitude e começar a preparar o seu próprio tempero.

Isso porque esses produtos são compostos por uma alta quantidade de sódio, glutamato monossódico, conservantes, aromatizantes, gordura e até açúcar.

O excesso de sódio está associado a hipertensão, infarto, problemas com retenção de líquidos e derrames.

O glutamato monossódico afeta as células do sistema nervoso e pode danificá-las, assim, pode evoluir para disfunções mentais, mal de Parkinson e até Alzheimer.

  • Biscoitos e salgadinhos

Toda criança adora esses produtos, mas é bom pensar duas vezes antes de oferecê-los.

Os biscoitos recheados são ricos em gordura saturada, o que pode desequilibrar os níveis de colesterol do organismo e provocar doenças como obesidade, diabetes e hipertensão.

Ademais, os corantes que dão cores atrativas a esses alimentos estão associados a déficit de atenção e hiperatividade.

Os salgadinhos, além dos altos níveis de sódio e gorduras, também possuem o glutamato monossódico que abordamos acima.

Por fim, achou esse texto interessante e quer ler mais sobre esse tema ou outros interessantes? Basta clicar aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More