Confira 10 alimentos que prejudicam o meio ambiente

A produção de alimentos que gostamos e consumimos frequentemente pode auxiliar nas drásticas mudanças climáticas do planeta.

Quando se trata de mudanças climáticas, muitas vezes pensamos nos carros que dirigimos e na energia que usamos em nossas casas e escritórios como os maiores culpados. Ao darmos uma mordida em um hambúrguer ou em um pedaço salmão, nem sempre vemos o impacto ambiental que esses alimentos têm no planeta.

No entanto, a má notícia é que a agricultura é conhecida por ter um enorme impacto quando se trata de produzir gases de efeito estufa. De fato, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, os gases de efeito estufa produzidos pela agricultura estão atualmente em ascensão.

Quando se trata de produção de alimentos, nem todos os produtos são criados de maneira igual. A seguir estão os alimentos que devem ser evitados por qualquer pessoa que esteja procurando diminuir sua emissão de carbono.

1 Leite de Amêndoas

Leite de Amêndoas

O leite de amêndoa é um dos produtos lácteos alternativos mais procurados. No entanto, apesar de todos os seus benefícios para a saúde, seu impacto no meio ambiente tem sido robusto.

Mais de 80% das amêndoas do mundo vêm da Califórnia, que ultimamente vem sofrendo uma terrível seca.

Cada planta requer cerca de cinco litros de água para crescer. Além disso, é necessário 100 litros de água para produzir 100 ml de leite de amêndoa.

Isso cria uma alta demanda por água, forçando os agricultores a perfurar poços, que são conhecidos por afetar pontes, estradas, canais de irrigação e desencadear efeitos destrutivos para o meio ambiente.

2 Carne bovina

Carne bovina

A agropecuária contribui com cerca de 14,5% dos gases de efeito estufa do mundo, dos quais 65% são provenientes de bovinos de corte e leite.

O Conselho de Defesa dos Recursos Naturais dos EUA estima que cada quilo de carne produzida emite cerca de 27 kg de dióxido de carbono.

Ao somar a quantidade de carne consumida por dia em todo o mundo, isso significa que a carne bovina tem grandes efeitos no meio ambiente.

Além disso, as vacas produzem gás metano, classificado como um gás nocivo e que contribui para o efeito estufa. Em muitos países, o desmatamento para a criação de gado é enorme.

3 Cordeiro

Cordeiro

O cordeiro, assim como os animais de corte na agricultura, contribui para as mudanças climáticas. Cada kg de carne de cordeiro libera 22,9 kg de emissões de carbono.

A produção de carne vermelha é um recurso intensivo, pois requer uma grande quantidade de ração animal (principalmente milho e soja).

Os fertilizantes sintéticos e o esterco usado para cultivar o milho e a soja emitem óxido nitroso, um poluente que aquece o clima e é 298 vezes mais forte que o dióxido de carbono.

4 Queijo

Queijo

O queijo também é conhecido como um dos principais contribuintes de dióxido de carbono. Em primeiro lugar, vem de vacas, que emitem gás metano. Em segundo lugar, requer refrigeração e transporte.

5 Arroz

Arroz

Arrozais são a maior fonte de gás metano na Terra. Sendo o segundo alimento mais produzido e demandado do mundo, a produção de arroz responde em grande parte pelo aumento das temperaturas devido ao metano.

Microrganismos que produzem monóxido de carbono produzem metano em arrozais. O aumento dos níveis de dióxido de carbono aumenta a produção de arroz, mas em certa medida aumenta a emissão de metano.

Consequentemente, a quantidade de metano produzido por quilograma de produção de arroz aumentará, resultando em aumento de temperatura perto dos arrozais.

A demanda global por arroz está em alta, e isso combinado com uma população mundial crescente, significa que a quantidade de emissões de metano da cultura do arroz aumentará com o tempo.

6 Pão Branco

Pão Branco

A produção de pão branco requer o refino da farinha de trigo através de uma série de processos de alteração que consomem muita energia.

Os processos exigem um refino extensivo que consome recursos energéticos e tem um impacto negativo maior no planeta. Há também uma preocupação crescente com a poluição causada por embalagens plásticas.

7 Ovos

Ovos

A produção de um ovo utiliza cerca de 4,8 kg de dióxido de carbono. A maioria das emissões associadas aos ovos vem da produção de ração para frangos, do consumo de energia na fazenda e da queima de combustível durante o cozimento.

8 Atum

Atum

O atum há muito tempo é vítima da sobrepesca nas águas do mundo. Pescar e consumir espécies ameaçadas de atum só serve para acelerar a extinção das espécies dos oceanos.

Os métodos utilizados pelos grandes navios de pesca comercial para capturar o atum estão ameaçando o seu número, resultando na morte de um número incontável de suas espécies, bem como outros tipos de vida marinha presos nos navios de pesca.

9 Salmão

Salmão

O salmão é rico em ômega 3, que é altamente recomendado por especialistas em saúde. No entanto, a criação de salmão é um dos sistemas de aquacultura mais destrutivos que existe.

As práticas de aquicultura liberam resíduos, produtos químicos e parasitas causadores de doenças nas águas oceânicas, ameaçando outras formas de vida marinha.

10 Frango

Frango

Você não está fazendo justiça ao meio ambiente consumindo frango. Avicultura é uma das principais causas de degradação ambiental.

Milhares de aves estão superlotadas em áreas excepcionalmente pequenas, resultando em um ambiente imundo, desagradável e infestado de doenças devido ao confinamento nocivo de criaturas vivas em pequenos espaços.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.