Viralizou: aluno ‘dedura’ colega que não fez o trabalho e ganha as redes sociais

Os vídeos foram gravados na penúltima quarta-feira, 1.

Jonatan Ulises, de 21 anos, um aluno do Centro Universitario de Ciencias de la Salud (CUCS), em Guadalajara, no México, teve dois dos seus vídeos viralizados nas redes sociais após acusar a sua colega, Dariana, de não ajudar na produção de um trabalho. Os registros foram feitos na quarta-feira, 1. Entenda toda história!

Aluno entrega colega sem hesitar

Em entrevista dada à reportagem do Estado de Minas, o estudante afirmou que os vídeos não são montagem, como diversos internautas estão acusando. Já sobre a Dariana, Jonatan disse: “Nós nos damos muito bem. Estamos acostumados a pegar pesado uns com os outros. Então, é algo que está normalizado entre nós”, contou.

Nos registros que viralizaram, Jonatan mostra em uma TV em sala de aula com a seguinte frase: “Minha colega Dariana não fez nada”. O slide tinha uma foto da menina, que alegou ter ficado doente e ressalta que estava sim ajudando a fazer a apresentação, tinha fotos da amiga em momentos de lazer.

“Tão doente que foi para a praia”, disse ele em tom de ironia.

O sucesso do vídeo foi repentino nas redes sociais. O jovem contou à reportagem que a história lhe rendeu até alguns fãs: “Às vezes, quando identificam que sou eu o cara do vídeo, chegam a pedir fotos aqui na escola”, afirmou Jonatan, dizendo que foi pego de surpresa com a repercussão.

Para Roney Polato, doutor em Educação pela UFJF, embora o trabalho em grupo seja uma prática muito comum e orientada pelos professores, a estratégia nem sempre é “objeto de planejamento e discussão”.

“Também não se tratar de fazer acusações, porém podemos dizer que a situação poderia ter sido evitada, caso o trabalho em grupo fosse considerado não apenas uma atividade corriqueira mas um momento importante de trabalho, sendo incluído entre os objetivos procedimentais e atitudinais da abordagem pedagógica”, explicou o professor.

Ainda segundo o docente, os trabalhos em grupos precisam ser encarados como um exercício pedagógico, com objetivos bem definidos. O trabalho em grupo requer comunicação, colaboração e resolução de conflitos eficazes. Participar de um grupo pode ajudar a desenvolver várias habilidades importantes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.