Ama café pós-almoço? Você pode mudar de ideia depois de ler isso

Novo estudo alerta sobre os malefícios do consumo de café após as refeições, destacando os efeitos no organismo.

O hábito de tomar café logo após o almoço, comum entre muitos, pode não ser tão inofensivo quanto parece. De acordo com especialistas, a cafeína, presente em várias plantas, atua como um estimulante e pode trazer prejuízos à saúde quando consumida em excesso.

A substância não existe apenas no café, mas também em alimentos e bebidas como erva-mate, cacau e cola.

A cafeína é um alcaloide encontrado em várias plantas, cujo consumo excessivo eleva os níveis de adrenalina e cortisol, hormônios associados ao aumento do estresse.

O cortisol, conhecido como hormônio do estresse, pode elevar as sensações de ansiedade e irritabilidade.

Quantidade ideal diária de cafeína

Sobre quanto café tomar por dia, cada pessoa metaboliza a cafeína de maneira diferente. Embora não exista uma quantidade padronizada, muitos estudos mostram que é fundamental não abusar na quantidade.

Essa orientação é feita porque a bebida pode levar à perda de minerais importantes, como o ferro, aumentando o risco de anemia.

Alguns sintomas relacionados ao consumo exagerado de cafeína são:

  • insônia;
  • palpitações; e
  • dores de cabeça.

Além disso, pessoas propensas a enxaquecas devem ser especialmente cautelosas ao consumir a bebida.

Horário recomendado e impactos na saúde

De modo geral, profissionais da área da saúde recomendam que o consumo de cafeína seja interrompido até as duas da tarde.

Quem metaboliza a substância lentamente pode sentir seus efeitos até 14 horas após a ingestão, prejudicando o sono e criando um ciclo de fadiga e dependência. Portanto, é importante respeitar esse limite de horário se não quiser sofrer as consequências negativas.

Ademais, beber mais de cinco expressos diários pode ser prejudicial à saúde, especialmente para mulheres, porque a bebida interfere na produção hormonal. Estudos de Harvard apontam que a cafeína pode favorecer casos de câncer de mama e de ovário.

Segundo os especialistas, basta moderar o consumo de cafeína para alcançar uma vida mais equilibrada e saudável, sem necessidade de abrir mão do tradicional cafezinho.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.