Ameaçados de extinção: os 6 animais mais raros do planeta

Estes animais sofreram com a devastação de seus habitats naturais, a caça predatória de humanos, mudanças ambientais, entre outros fatores que os aproximam da extinção.

Infelizmente, algumas espécies de animais selvagens têm diminuído com o decorrer dos anos, por se encontrarem ameaçadas de extinção, seja pela ação humana ou mudanças ambientais.

Destes, vários se destacam por serem incrivelmente raros, tendo poucos indivíduos ainda livres na natureza. No artigo de hoje, mostramos quais são os animais mais raros do mundo e falamos um pouco de cada um. Confira!

1. Vaquita

Nomeada pelo World Wildlife Fund (WWF) como o mamífero marinho mais raro do mundo, a vaquita pertence à família das toninhas e vive em lagoas rasas e escuras na costa da América do Norte.

Atualmente, as autoridades ambientais estimam que haja cerca de 10 vaquitas vivas na natureza, sendo que esse número era três vezes maior apenas 5 anos atrás.

2. Saola

Saola é um tipo de bovino encontrado apenas no Vietnã e no Laos, no continente asiático. O animal tem chifres pontudos e assemelha-se a um veado.

Ele foi identificado pela primeira vez em 1990 e, desde então, houve apenas 4 avistamentos confirmados de membros dessa espécie.

3. Rinoceronte-de-sumatra

Este é o menor de todos os rinocerontes. Segundo o WWF, existem apenas 80 desses animais em todo o mundo. Um fator que pode influenciar essa conta é que eles vivem em grupos pequenos e reclusos na natureza.

 

4. Entufado-baiano

Representante brasileiro na lista, esse pequeno pássaro negro é nativo da Mata Atlântica, um dos biomas mais devastados em nosso país.

Isso fez com que a ave fosse avistada pela última vez em 2019. Desde então, ela permanece sumida, podendo ter sido extinta. O último dado oficial, de 2011, dava conta de 10 a 15 animais da espécie vivos.

5. Leopardo-de-amur

Semelhante à nossa onça-pintada em aparência, o leopardo-de-amur sofre há décadas com a caça ilegal em seu habitat. Atualmente, acredita-se que haja 75 espécimes vivos na natureza, estando em grave risco de extinção.

6. Lobo Vermelho

Em 1980, o lobo vermelho foi considerado oficialmente extinto. No entanto, cerca de duas décadas depois ele foi reintroduzido artificialmente nas florestas. Os estudos mais recentes indicam que a população atual dessa espécie não passa de 20 indivíduos.

Esses animais provam que a ação humana pode ser devastadora sobre a natureza, levando diversas espécies à extinção. Daí, surge a necessidade de discutir formas de diminuir nosso impacto no meio ambiente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.