Ameaças de alunos a escolas no Rio são interceptadas por força-tarefa

A educação é prioridade! Dois alunos foram pegos planejando ataques em escolas, mas a força-tarefa agiu rapidamente.

Dois estudantes, que fazem parte da rede municipal de ensino, do Rio de Janeiro, foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos, na última quinta (13). Segundo a Polícia Civil, os jovens estariam utilizando perfis falsos nas redes sociais para planejar atentados.

A identificação desse fato, aconteceu através do trabalho de inteligência, que contou com a parceria das forças de segurança, juntamente com Secretaria Municipal de Educação. Foram investigadas ameaças e ataques contra as escolas que esses alunos frequentavam.

Vale dizer que, desde a semana passada, a Sec. Municipal de Educação vem promovendo ações com a intenção de casos como esses de ameaças na internet.

No decorrer do feriado de Páscoa, a prefeitura do Rio de Janeiro manteve troca de informações junto com a secretaria de Educação e as autoridades. A intenção era garantir a segurança dos alunos e das unidades de ensino.

Imediatamente, a Patrulha Escolar da Guarda Municipal, assim como a  Polícia Militar foram acionadas para reforçar a segurança nas escolas.

É importante lembrar que essas ações foram tomadas para proteger os estudantes e garantir que eles possam frequentar as escolas em um ambiente seguro e tranquilo.

A Secretaria de Educação informou que está comprometida em zelar pela segurança dos alunos e continuar investigando esses casos para evitar que situações como essas se repitam.

Estratégias de segurança para escolas no Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Educação implantou um protocolo de segurança em todas as unidades de ensino, totalizando 1.549 escolas. Esse protocolo é capaz de agir em situações de risco à comunidade escolar, como ameaças que circulam pela internet, por exemplo.

Quando isso acontece, a equipe da secretaria entra em ação e reporta o caso à Polícia Civil e ao CiberLab, que é um laboratório especializado em operações cibernéticas.

A partir desse momento, as investigações foram iniciadas para garantir a segurança dos alunos, assim como dos professores e demais profissionais da escola.

Segundo os representantes da Educação, todos os esforços serão feitos para garantir a segurança no ambiente escolar.

Ações que foram conduzidas por causa das ameaças

A prefeitura agiu em parceria com as forças de segurança do estado e esses alunos foram encaminhados para a delegacia para prestar depoimentos.

Além disso, o Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap) também esteve presente para oferecer apoio psicológico aos estudantes e garantir que eles recebam todo o amparo socioemocional necessário.

Devido a repercussão do caso, o Prefeito Eduardo Paes também comentou sobre a situação e aproveitou para reforçar que a prefeitura vem trabalhando juntamente com as polícias civil e militar e o Ministério da Justiça, desde os episódios de ataques em Blumenau e também em São Paulo.

Canal de denúncias

O canal Escola Segura, criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com a SaferNet Brasil, está disponível para receber denúncias e informações que previnam situações de violências.

Vale lembrar que as informações serão mantidas em sigilo e o denunciante não será identificado.

Para acessar o canal e realizar a denúncia de maneira rápida e fácil, basta entrar no site. Lá, você encontrará todas as orientações necessárias para fazer a sua denúncia sem qualquer tipo de complicação.

Entretanto, caso esteja passando por uma situação de emergência, lembre-se sempre de ligar para o número 190 ou procurar a delegacia de polícia mais próxima.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.