10 Animais Ovíparos – O que são, Exemplos e Quais São

Na natureza, existem variadas espécies de animais. Alguns animais se diferenciam quanto sua forma de reprodução. É o caso dos ovíparos.

Sabemos que existem diversos tipos e espécies de animais na natureza. Essas espécies se diferenciam por diversos fatores, seja reino, filo, classe, ordem, família, gênero, espécie, forma de reprodução etc. Este último diz muito a respeito sobre o animal. Por isso, trataremos hoje sobre os chamados animais ovíparos, saiba o que é e alguns exemplos.

O que são animais ovíparos?

Animais ovíparos são aqueles que se desenvolvem no organismo da mãe, e nascem a partir de ovos que são depositados no meio externo.

Ou seja, são os animais que nascem por meio de ovos, e não de forma convencional, como os mamíferos, dentro do corpo de um dos pais, geralmente da fêmea, estes últimos são conhecidos como animais vivíparos.

Veja também: 8 animais Peçonhentos – O que são, picadas e primeiros socorros

Neste caso, o embrião é alimentado através da placenta e depende da mãe para se desenvolver e dos ovíparos, cujos ovos garantem a nutrição dos embriões e são depositados no meio externo.

Exemplos de animais ovíparos

Serpente

1 Serpente

Embora muita gente não saiba, há diferença entre cobra e serpente. Dá-se o nome de serpente a todo réptil sem patas, com corpo cilíndrico escamado e que se rasteja. Estes animais é um dos exemplos de espécies que produzem ovos que se desenvolvem e que eclodem fora do corpo materno.

Cobra

2 Cobra

As cobras são apenas um tipo de serpente, mas foi o nome que se popularizou no Brasil para designar todos esses animais. É importante lembrar toda cobra é uma serpente, mas nem todas as serpentes são cobras! Embora as duas sejam diferentes, ambas são ovíparos.

Peixes

3 Peixes

É muito comum que quem ja teve um peixe beta de estimação já tenha visto esse animal depositar pequenos ovos na parte superior do aquário.

Formiga

4 Formiga

Uma formiga rainha pode botar entre um e vários milhares de ovos em poucos dias, que darão lugar às operárias e soldados, nascendo um tipo ou o outro dependendo dos hormônios e dos alimentos ingeridos durante as duas primeiras fases de sua vida.

Ornitorrinco

5 Ornitorrinco

Apesar de ser um mamíferos, e com isso, as fêmeas possuírem mamas e produzem leite para amamentarem seus filhotes, estes nascem a partir de ovos, sendo, então, classificados como animais ovíparos.

Crocodilo

6 Crocodilo

A fêmea dessa espécie constrói o ninho perto da água usando folhas secas e pedaços de plantas, cobrindo-o com folhas e areia. Em média são postos de 25 a 30 ovos

Aranha

7 Aranha

O corpo desse aracnídeo é ideal para o desenvolvimento dos ovos, já que o abdômen tem forma ovoide e pode se dilatar, contribuindo para o desenvolvimento de ovos.
Pinguim

Geralmente, nesta espécie, o macho colabora chocando os ovos e oferecendo cuidados aos filhotes, fazendo ninhos nas pedras ou em buracos cavados por eles.

Rã

8

No caso da reprodução das rãs, os espermatozóides e ovos se unem fora do corpo, na água. Os ovos dão origem aos girinos que se desenvolvem, futuramente, para a forma adulta.

Polvo

9 Polvo

Esses animais depositam externamente milhares de ovos que podem ser guardados nos mais diversos lugares, dependendo da espécie, em ninhos. A mãe cuida dos ovos até eclodirem e morre pouco tempo depois, já que não se alimentam durante este processo.

Caracol

10 Caracol

Após a cópula (acasalamento), eles começam a postura dos ovos. Os ovos são pequenos, possuem uma casca calcárea e são depositados no solo. Após alguns dias ou semanas da postura, nascem pequenos caracóis.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.