10 Doenças causadas pelo ar

Viver em cidades tem seus benefícios, mas também deixa as pessoas sujeitas aos gases poluentes emitidos pelos veículos. Confira doenças causadas pelo ar contaminado.

A poluição do ar nas grandes metrópoles pode causar várias doenças de efeito pulmonar e no sistema nervoso.

Veja 10 doenças causadas pelo ar poluído:

1 – Sarampo 

São manchas avermelhadas pelo corpo acompanhadas de febre, tosse, mal estar, conjuntivite, perda de apetite e coriza. O contágio acontece  por meio de saliva e secreções respiratórias.

Para recuperação, é necessário repouso, alimentação leve e consumo de muita água. O sarampo é causado  pelo vírus Morbili virus.

2- Asma 

se trata de inchaço e estreitamento das vias do pulmão o que causa dificuldade respiratória, falta de ar, aperto no peito e tosse. A poluição do ar é um agravante para a asma.

3- Bronquite Asmática 

Também conhecida como bronquite alérgica, na doença acontece a inflamação dos brônquios, que são ramificações do pulmão por onde o ar passa.  

Causa dificuldade para respirar, tosse com catarro, boca e ponta dos dedos arroxeados. A patologia é provocada por alergias que geralmente são provenientes de poluição do ar. 

A cura acontece quando a agente alérgico é identificado e o medicamento desinflamar a região acometida do pulmão.

4 – Rinite

A disfunção gera irritação no nariz, na boca, nos olhos, na garganta e na pele.  As pessoas acometidas por esse mal sofrem com coriza, espirros, lacrimejamento dos olhos.

5 – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Causa falta de ar e cansaço e tosse e produção de catarro.

6 – Pneumonia

Infecção que inflama os alvéolos pulmonares de um ou ambos os pulmões, que podem ficar cheios de líquido. A pneumonia causa febre alta, tosse seca, dor no peito e fraqueza.

7 -Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo, perda de força na face e nos membros de um lado do corpo e da visão em um ou nos dois olhos. Também pode causar dor de cabeça.

8 – Mal de Parkinson

Os neurônios que produzem dopamina são destruídos em processo lento e progressivamente  em razão da poluição do ar. A doença envolve tremores, lentidão dos movimentos, rigidez muscular e  inclinação do corpo pra frente.

9 – Alzheimer

Envolve perda de memória. A pessoa com alzheimer repete afirmações e perguntas que já foram feitas, se perde em lugares familiares e se esquece do nome de membros da família. A doença tem origem em fatores genéticos, mas o efeito da poluição do ar no cérebro estimula o seu surgimento.

10 – Câncer de pulmão

O acúmulo de partículas de poluição no pulmão pode dar origem a doença, por isso pessoas que vivem em áreas urbanas estão mais suscetíveis ao problema.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.