10 Melhores Documentários da Netflix

Nos trazendo informação ou entretenimento, documentários são ótimos para nos proporcionar conhecimentos. Confira então os 10 Melhores Documentários Netflix.

Documentários podem servir como filmes de lazer, como também como fonte de informação e conhecimento. Isso porque o gênero pode funcionar tanto como material jornalistico (informando), como também como entretenimento.

Sendo assim, temos vários exemplos de grandes documentários que representam bem essas duas vertentes. Seja nos trazendo conteúdo novo sobre ciência, história, tecnológica ou outras áreas, ou apenas retratando um show, ou vida/acontecimento de uma banda ou cantor.

Independente disso, os filmes são uma ótima pedida para conhecer profundamente algum assunto. Portanto, para aqueles que adoram as produções do gênero cinematográfico, trouxemos a lista com os 10 Melhores Documentários da Netflix.

Como o Cérebro Cria (2019)

Classificação Etária: 12 anos

Este documentário visa conhecer mais sobre o funcionamento da máquina mais potente do mundo: o cérebro humano. Para isso, o neurocientista David Eagleman investiga sobre o processo criativo de vários profissionais inovadores.

A partir de então, o pesquisador nos apresenta as mais impressionantes e arriscadas formas de aguçar a criatividade.

Absorvendo o Tabu (2018)

Classificação Etária: 10 anos

A realidade de muitas mulheres indianas nas comunidades rurais é bem diferente da nossa. Pode parecer comum para nós ocidentais, mas na região existe um forte estigma profundamente enraizado da menstruação.

Por gerações essas mulheres não tiveram acesso a absorventes, gerando problemas de saúde, e causando o abandono e desaparecimento de meninas. Desta forma, visando uma mudança, as mulheres lideraram uma revolução silenciosa.

Visando mudar a realidade, as mulheres aprenderam a fabricar e comercializar seus próprios absorventes. Gerando reflexos não só na sua região, mas também a meio mundo de distância, na Califórnia.

Homecoming (2019)

Classificação Etária: 14 anos

Tem produção quentinha, saindo do forno! Estamos falando do original Netflix sobre Beyoncé. O filme se trata da cobertura do show da cantora no festival Coachella, nos Estados Unidos.

Mas se engana quem pensa que o longa só trás as filmagens de sua apresentação no festival. Homecoming conta toda a trajetória da cantora pós nascimentos dos gêmeos e seu preparo para o festival.

Uma das curiosidades, por exemplo, é que Beyoncé começou a se preparar oito meses antes de sua apresentação. Além disso, outra informação importante é que a artista escreveu, produziu e dirigiu seu próprio documentário.

Sendo assim, se você gosta de música pop, festivais, ou apenas da Beyoncé, o filme não pode passar batido no seu final de semana.

A Partida Final (2018)

Classificação Etária: 10 anos

O final da vida é uma questão complicada para a maioria das sociedades. Isso porque dizem adeus a vida, e a entes queridos é algo doloroso e triste.

Sendo assim, o documentário ‘A Partida Final’ traz a história de pacientes terminais de São Francisco. Os pacientes conhecem médicos, enfermeiros e assistentes sociais que trabalham para mudar a percepção sobre a vida e morte de seus pacientes.

Além disso, o trabalho dos profissionais também se dirige aos familiares e amigos, resinificando os conceitos de vida.

Hitler: Uma Carreira (1977)

Classificação Etária: 16 anos

Sem sombras de dúvidas, uma das personalidades políticas de maior importância no último século foi Adolf Hitler. Isso porque político foi o responsável pela Segunda Guerra Mundial e pelas milhares de morte pelo holocausto.

Desta forma, o documentário acompanha, através de documentos da época, todo percurso público de Hitler, tratando de sua imagem pública como foco. Bem como de sua capacidade de manipulação.

Janis – Little Girl Blue (2015)

Classificação Etária: 14 anos

‘Janis – Little Girl Blues’ conta a história de uma das maiores vozes do mundo: Janis Joplin. A garota branca com voz de cantora soul foi a pioneira no rock, abrindo caminho para outras mulheres em um cenário dominado por homens.

Infelizmente, Janis faz parte da “Lista dos 27”, a triste lista de cantores que morreram aos 27 anos de idade. Entretanto, seu legado e arte continuam vivos.

Desta forma, o documentário conta a história da cantora que com mesmo tão pouco tempo de carreira conseguiu deixar sua marca para sempre na indústria musical.

What Happened, Miss Simone? (2015)

Classificação Etária: 14 anos

Outra grande cantora que marcou toda uma geração foi Nina Simone. Além de cantora, Nina era pianista e ativista. Inclusive, foi o seu ativismo pelos direitos civis que a marcou para sempre sua vida e carreira.

O documentário traz gravações inéditas, imagens raras de arquivo, bem como cartas e entrevistas de pessoas próximas a cantora.

Para sempre Chape (2018)

Classificação Etária: 12 anos

Provavelmente todos ainda devem se lembrar do trágico acidente com o time da Chapecoense, no final de 2016. O avião da equipe caiu quando os levava para disputar o final da Copa Sul-Americana, na Colômbia.

‘Para sempre Chape’ traz a história do time que conseguiu subir da quarta para a primeira divisão do futebol brasileiro.

Ser Tão Velho Cerrado (2018)

Classificação Etária: Livre

Preocupados com a devastação que o Cerrado goiano vem vivendo nos últimos anos, os moradores da Chapada dos Veadeiros procuram novas formas de proteger o bioma.

Além disso, é preciso continuar o desenvolvimento da região, entretanto, buscando medidas sustentáveis. Sendo assim, o desafio é justamente conciliar os interesses da comunidade científica, dos grandes proprietários de terra e dos defensores do meio ambiente.

Histórias que Nosso Cinema (não) Contava (2018)

Classificação Etária: 16 anos

O documentário nacional realiza uma releitura sobre o período da ditadura militar no Brasil. Para isso, utilizam a retratação feita através das pornochanchadas. Isso porque o gênero foi o mais visto e produzido no país na década de 1970.

Desta forma, relembram as violências do Estado, a luta armada e toda a modernização brasileira da época.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.