10 Pratos Típicos de Goiás

Conheça mais sobre a gastronomia do estado do piquí! São inúmeros pratos "bão demais da conta" de dar água na boca!

Goiás é um estado que se destaca em várias áreas, uma em especial é a culinária que é requisitada e prestigiada em todas as parte do país. Os ingredientes típicos do cerrado traz uma singularidade aos apetitosos pratos do estado do pequi.

Assim, disponibilizamos uma lista com dez dos pratos típicos mais gostosos desse estado, para você se deliciar e conhecer mais sobre essa cultura “boa demais da conta”.

1- Arroz com pequi

Como já dito, o estado do pequi, não poderia deixar de usar seu principal ingrediente em sua gastronomia.
O pequi é um fruto típico do cerrado, com cheiro e sabor forte, e pode ser degustado de várias formas, como no molho de frango, na panelinha e no arroz branco, que fica amarelinho e saboroso.

É bom ressaltar aos desavisados sobre a forma correta de provar esse fruto. Não se pode morder um pequi, pois ele é recheado de espinhos que grudam na língua, deve-se roer sua camada amarela, sem se atrever a ultrapassar a camada mais dura.

2- Galinhada

Uma das mais típicas e amadas, é um dos pratos mais comuns quando se reúnem em alguma festa ou comemoração. Mas não vá achando que se trata apenas de arroz com galinha, “no Goiás”, a receita pode levar piqui também, em alguns casos, milho e guariroba. É o jeitinho goiano de deixar o prato ainda mais especial!

3- Empadão goiano

Diferenciando-se da empada tradicional que é só uma tortinha de frango, o empadão goiano se destaca pelo seu recheio cheio de sabor! A receita é simples, mas deliciosa. Massa fininha embaixo, mediana em cima e levemente queimada nas laterais.

No recheio, frango desfiado, azeitona, pedacinhos de linguiça caseira e um dos ingredientes mais goianos de todos: ‘Gueroba’, nome carinhoso em Goiás da Guariroba, aquele palmito amargo do cerrado.

4- Carne com quiabo

Apesar do quiabo não fazer tanto sucesso em boa parte do mundo, em Goiás ele faz sucesso, principalmente acompanhado de carne. Então já anota a receita: Cozinhe carne picada em cubos, tiras de quiabo e temperos apimentados. Pra acompanhar, nada melhor que um arroz branco.

5 – Pamonha goiana

Apesar de existir em outros estados, em Goiás é especial, tem um gostinho especial. Há vários sabores, a pamonha de doce, a de sal e a pamonha à moda que vem com um pedacinho de linguiça dentro.

6-Angu de milho verde

De tão especial, esse prato virou protagonista da poeta goianiense Cora Coralina (oração do milho). Se trata de um prato típico local que tem como principal ingrediente o milho. Geralmente, pode ser uma boa opção de acompanhamento com galinhada.

7- Arroz-de-puta-rica

Feito com carnes defumadas, é um prato comumente encontrado nos restaurante de comida goiana. A receita tornou-se popular e se espalhou para diversas regiões do país.

8- Biscoito de Queijo

Apesar de existir em Minas, o biscoito de queijo de Goiás é mais especial. Se trata de uma receita caseira que toda avó goiana faz, com massa crocante, que quebra e esfarela um pouco a cada mordida. Quando é feito com ovo caipira, fica com aquele interior mais molinho, amarelado tão querido pelos degustadores.

9- Arroz com rapa

Que arroz é sucesso na certa nos pratos goianos você já deve ter percebido. Por isso, muitas vezes o arroz por si só, é saboreado pelos goianos. Porém, muitos deles preferem com aquela camada levemente torrada e crocante, o que se conhece como “rapa”.

10 – Guariroba

Como já dito antes, a guariroba ganha um apelido especial em Goiás, sendo chamada também de gueroba. Sua receita é preparada refogada e servida como uma guarnição individual, mas diversas comidas típicas de Goiás ainda levam o “palmito amargo” como acompanhamento em suas receitas.

O frango com guariroba é um dos mais famosos por exemplo, deixando muita gente com água na boca!

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.