15 de maio – Dia Internacional da Família

A família é responsável por criar os indivíduos que compõem a sociedade. Por essa razão, é necessário abordar o tema. Confira o Dia Internacional da Família.

A família é uma base da sociedade, sendo a responsável por criar cidadãos. Os anos que um indivíduo passa em casa com sua família são anos de imensa aprendizagem.

Com isso, a família possui muita importância e, por essa razão, foi instituído o Dia Internacional da Família. A data é celebrada no dia 15 de maio, porém, no Brasil, o Dia Nacional da Família é comemorado no dia 8 de dezembro.

Origem do Dia Internacional da Família

O Dia Internacional da Família foi instituído no dia 20 de setembro de 1993, em deliberação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). No evento, dedicaram o dia 15 de maio para celebrar as famílias.

Dessa maneira, a data foi criada para conscientizar sobre a importância da família e os perigos que ela vem sofrendo desde o século 20, como guerras e desnutrição.

Pronunciamento da ONU sobre o Dia Internacional da Família

Todo ano, o Secretário-Geral da ONU divulga um comunicado sobre os assuntos de mais urgência sobre a família. Por exemplo, durante a pandemia do coronavírus, a ONU destacou a importância de medidas de proteção às famílias mais vulneráveis.

De acordo com a organização, a vulnerabilidade financeira em um momento de crise aumenta a violência contra mulheres e crianças, entre outros problemas.

Nesse sentido, a ONU afirmou que:

O apoio às famílias vulneráveis, incluindo àquelas que perderam renda, que têm crianças pequenas, idosos e pessoas com deficiência, é mais necessário agora do que nunca.

Com isso, o Dia Internacional da Família desempenha a função de evidenciar as vulnerabilidades da família e formas de fortalecimento da mesma.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.