18 dinâmicas divertidas para celebrar o Natal

As atividades com temática natalina são excelentes opções para confraternizações no escritório, na sala de aula ou em outros ambientes

Para muitos, o natal é a melhor época do ano. Também, como não amar? Tudo parece mais bonito e alegre: as ruas e as casas estão enfeitadas, os panettones voltam para os mercados, os presentes começam a se amontoar embaixo da árvore, o recesso se aproxima… Não importa a idade – o fim de ano é sempre carregado de expectativa, seja ela positiva ou não.

Seja como uma forma de aproveitar a atmosfera da época ou de aliviar as tensões desse período, brincadeiras e atividades podem ser muito bem-vindas em confraternizações de fim de ano. Para deixá-las mais interessantes, selecionamos 18 dinâmicas divertidas com temática natalina. Adaptáveis, elas dão certo com diferentes ambientes e idades. Confira:

1. O que tem no chapéu do Papai Noel?

Compre vários chapéus vermelhos de Papai Noel e lembrancinhas variadas: doces, chocolates, brinquedinhos, pingentes de árvores de Natal etc. Apenas fique atento para que elas não sejam grandes e caibam dentro do chapéu.

Peça para que os participantes da dinâmica se reúnam em uma fileira. Depois, passe um chapéu com uma lembrancinha para cada um deles. Com os olhos vendados e apenas com o tato, eles deverão adivinhar qual é o objeto que estão tocando. Quem descobrir a lembrancinha leva ela para casa!

2. Limbo de natal

Essa é para quem tem a coluna em dia (e os joelhos fortes)! Na versão repaginada do limbo, a clássica brincadeira em que é preciso passar por baixo de uma corda sem esbarrar nela, os participantes imitam a barriga do Papai Noel com um balão cheio embaixo das camisetas.

Agora, coloque uma música animada – ou, de preferência, canções natalinas, para seguir a temática – e veja quem consegue passar com a corda mais baixa! Garantia de diversão para qualquer grupo.

3. Troca de cartões de natal

Quer alguma dinâmica mais leve e tranquila para a confraternização natalina? Opte por esta dinâmica! Faça ou compre cartões de natal e deixe a parte da mensagem sem nada escrito. Depois, distribua-os para todo o grupo e explique que cada um deve escrever uma mensagem simples. Oriente que as felicitações devem ser sem destinatário, mas com assinatura.

Coloque uma música natalina e peça para que o grupo se cumprimente, se abrace e troque os cartões entre si, sem parar em uma pessoa. Depois que a canção terminar, cada um fica com o cartão que está na mão. Assim que ler a mensagem, o participante deve procurar quem escreveu e lhe desejar um feliz natal.

4. Equilibre o ornamento

Conhece a corrida do ovo? Esta dinâmica funciona da mesma forma, só que invés do ovo, vamos utilizar um ornamento de natal! Pode ser qualquer objeto pequeno com temática natalina, que não seja quebrável ou pontiagudo, e possa ser carregado em uma colher.

Decidido o ornamento, defina o percurso e a linha de saída e chegada, para evitar problemas posteriores. Depois de tudo pronto, posicione os participantes no devido lugar. Eles devem segurar, durante todo o trajeto da prova, uma colher com a boca, na qual será equilibrado o objeto natalino escolhido. Dê a largada e se divirtam!

5. Personagens natalinos

A dinâmica é simples: coloque uma folha com o nome de um personagem natalino popular (o papai noel, Grinch etc) na costa de cada pessoa. Para descobrir quem eles são, os participantes devem fazer perguntas de sim ou não uns para os outros. Conforme as pessoas acertarem, elas saem da brincadeira. Acaba o jogo quando a última pessoa conseguir descobrir seu personagem (ou desistir, no pior dos cenários)!

6. Árvore de natal personalizada

A árvore de natal tem o poder de alegrar qualquer ambiente. Mas que tal, então, tentar algo diferente? Chame os funcionários, os alunos ou familiares e façam uma árvore personalizada, onde cada um coloca um enfeite e uma cartinha. A atividade, além de promover a união do grupo, também dá aquele up no espírito natalino!

7. Desempacotando presentes

Desempacotar presentes pode parecer uma tarefa fácil, mas na realidade, nem sempre é. Nesta dinâmica então, nem se fala!

Compre algumas lembrancinhas e embrulhe-as diversas vezes, com camadas e mais de camadas de papel presente. Vale também outro tipo de material, como papel seda e pardo, ou até mesmo folha de jornal. Não limite sua criatividade (e tente ser o mais sustentável possível).

Também algumas lembrancinhas sem embrulhar. Talvez seja necessário mais na frente.

Reúna todos os participantes e sorteie quem vai começar a brincadeira. O primeiro que for sorteado escolhe um dos presentes embrulhados e joga o dado. O número que sair será quantas camadas de papel ele poderá remover na jogada.

Se o primeiro jogador não conseguir encontrar o presente, o próximo participante deve jogar o dado e continuar a tarefa. Quem achar a lembrancinha, fica com ela. Caso alguém do grupo não consiga nada, dê de presente alguma das que foram guardadas.

8. Desenhe a música natalina

“Bate o sino pequenino, sino de Belém…” Quem nunca ouviu esse clássico natalino? Pois prepare papéis e lápis, porque nesta dinâmica, a tarefa é desenhar as músicas de natal para os outros adivinharem!

Neste imagem e ação natalino, divida os participantes em dois grupos. Escreva, em vários papéizinhos cortados, o nome de uma canção natalina. Depois, coloque-os em um chapéu, onde a pessoa deve tirar um deles. A música que estiver escrita é a que ela precisa desenhar. Mas atenção: ela não pode usar palavras do título da canção como referência!

9. Nariz da rena

Imprima ou utilize de seus talentos artísticos para fazer o desenho da cabeça de uma rena. Depois, cole o papel em um pedaço de papel, para dar firmeza. No nariz da rena, coloque uma fita.

Vendados, um por vez, os participantes da brincadeira terão que colar uma bolinha vermelha no nariz da rena. Quem conseguir fazer isso no tempo estipulado ganha uma lembrança.

10. Meia de natal

Divida o grupo em dois times, de acordo com o número de participantes. Cada um deles tem uma meia de natal, que está, à certa distância, no outro lado de onde eles estão posicionados.

Um por vez, os participantes deverão correr até a meia do seu time e enchê-la com o máximo de doces que conseguem carregar em uma colher (não precisa ser na boca!). Quem conseguir encher primeiro a meia ganha o jogo.

11. Catástrofe natalina de cores

Separe duas caixas e coloque, misturados, vários objetos verdes e vermelhos. Depois, separe os participantes em dois times e, para cada um, entregue uma das caixas.

Na sala, coloque uma caixa apenas para objetos verdes e outra apenas para objetos vermelhos.

O objetivo da dinâmica é que cada time separe em suas caixas os objetos verdes dos vermelhos. À medida que eles separarem, devem ir colocando-os em suas respectivas caixas, de verdes ou vermelhos, também localizadas na sala.

12. Explosão de balões

Divida os participantes em dois grupos: um com balões vermelhos amarrados nos tornozelos e outro com balões verdes.

Quando um dos membros do time gritar “Vai!”, eles começam a estourar os balões dos participantes de outros times. Se o jogador tiver o seu balão estourado, ele está fora do jogo.

Depois que o tempo estipulado para a brincadeira terminar, o grupo que tiver com mais participantes no jogo ganha.

13. A barba do Papai Noel

Essa é para quem não tem medo de se sujar! Divida os participantes em dois times e os faça ficar em fileira, de um lado do pátio. Do outro lado, coloque uma bacia cheia de bolas de algodão. No rosto de cada um dos participantes, passe vaselina generosamente.

Quando você gritar “Vai!”, o primeiro da fila de cada time deve correr até a bacia e colocar o rosto dentro dela, para que o máximo de bolas de algodão fiquem grudadas no rosto. Eles não podem se demorar lá – é apenas permitido colocar o rosto na bacia uma vez.

Depois que os jogadores tirarem o rosto da bacia, o primeiro da fila deve correr e fazer o mesmo, sucessivamente. Ao fim da brincadeira, o time que tiver conseguido o maior número de bolas de algodão no rosto é o vencedor.

14. Mensageiro oculto

Reúna todo o grupo e peça para que eles escrevam uma mensagem de amizade e esperança para o Natal em um cartão. Quando todos terminarem, recolha e os coloque em uma árvore de Natal.

Após terminar de arrumar os cartões na árvore, peça para que todos fiquem de pé e escolham um cartão, que não seja o seu, da árvore. Não há perigo das pessoas escolherem de acordo com amizades – todos os cartões têm o mesmo exterior.

Cada participante da dinâmica deve adivinhar quem foi o autor do cartão. Caso a pessoa acerte, ela ganha um doce como uma recompensa. Quem errar, deve pagar uma prenda.

15. Cadê o chapéu?

Todos no grupo precisam usar um chapéu de Papai Noel. Eles devem mantê-lo dessa forma até que um dos participantes, previamente escolhido, tire o que ele está usando.

Definida a regra, ainda na sala, comecem outra atividade: conversem, comecem outra brincadeira, entre outras possibilidades. Uma vez que todos estiverem distraídos, o participante escolhido deve tirar o chapéu discretamente. O primeiro do grupo que perceber ganha o jogo.

16. Pendente de cookies

Não existe melhor dinâmica para os esfomeados de plantão! Em um barbante, amarre vários biscoitos de Natal. Com uma fita, cole uma ponta do barbante no teto, de forma que ele fique a cerca de 1 a 2 metros do chão.

Cada biscoito representa um certo número de pontos. Quanto mais alto e difícil de pegar, mais ele vale.

Com o barbante, amarre as mãos dos dois participantes atrás das costas. Eles devem ter alturas semelhantes e um acompanhante, que somará os pontos de acordo com quais e quantos biscoitos eles conseguirem comer.

Em 90 segundos, os participantes devem ir comendo os biscoitos pendurados. Ao fim, o que fizer mais pontos é o vencedor do jogo

17. Enfeite seu colega

Prepare as câmeras, porque essa dinâmica vai render boas fotos! Separe diferentes enfeites de árvore de Natal, como guirlandas, estrelas, pingentes, entre outros. Depois, divida o grupo em times com 3 a 5 pessoas e um juiz.

Em cada time, uma pessoa deverá se voluntariar ou ser escolhida para ser a “árvore”. Quando o juiz dar o início, os times tem 90 segundos para decorar suas árvores da melhor maneira que puderem. Com o final do tempo estipulado, o juiz decide quem foi melhor e assim, o declara vencedor.

18. Guerra de adesivos

Cada participante da dinâmica ganha uma cartela de adesivos diferente com a temática natalina. Se não for possível encontrar, optem por adesivos comuns. Em cada cartela, deixem apenas 10 adesivos (ou definam outro número em comum). Preferencialmente, eles precisam ser diferentes de um jogador para o outro, para que não haja confusão.

O objetivo do jogo é colar todos os seus adesivos nos colegas sem que eles percebam. Se alguém notar, você deve tirar o adesivo do colega e colar em si mesmo. Caso seja falsamente acusado de colocar o adesivo em alguém, você pode colá-lo em que o acusou. Ganha quem ficar com a cartela vazia primeiro.

Conteúdos Relacionados:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.