19 Cursos online gratuitos para ajudar a melhorar o currículo

Instituições de renome, como USP e FGV, oferecem diversos cursos gratuitos de várias áreas, como finanças e desenvolvimento pessoal.

Estudar em instituições de renome, como FGV, USP ou Harvard, é uma realidade distante para a maior parte das pessoas, sejam por dificuldades financeiras ou geográficas. No entanto, é possível fazer cursos livres à distância nessas e em outras instituições ensino de forma gratuita.

Além de poder estudar de casa sem fazer nenhum investimento, alguns cursos ainda fornecem certificados que podem fazer a diferença no seu currículo. Para ajudar no enfrentamento a crise do coronavírus, confira a lista de 19 cursos gratuitos online para fortalecer suas habilidades profissionais.

Desenvolvimento pessoal

Para muitas pessoas, a quarentena trouxe o desafio de adaptar suas atividades para o ambiente doméstico. Por isso, o curso de produtividade no trabalho remoto oferecido pela ESPM pode ser essencial para ajudar com as mudanças na rotina.

Pensando no momento após a quarentena, também pode ser interessante aprender mais sobre autoconhecimento e como se preparar para processos seletivos para saber como se reposicionar no mercado de trabalho.

Economia

Para estudantes da área, o curso de econometria básica aplicada, oferecido pela Universidade de São Paulo (USP), pode ajudar a manter os estudos em dia durante a quarentena. A instituição também disponibiliza um curso de introdução à análise macroeconômica.

Outro curso que pode ser de muita utilidade para trabalhar com números e dados é o curso de Excel básico da ESPM. A carga horária é de 2 horas e o participante aprende os princípios básicos da ferramenta.

Finanças

Nessa área, existem diversas opções de cursos gratuitos, como os cursos de fundamentos de finanças e de como fazer investimentos, ambos disponíveis no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A instituição também oferece o curso de cálculo financeiro básico, direcionado para administradores.

Também existem várias oportunidades para quem sente vontade de se tornar empreendedor. Os principais destaques nesse ramos são o curso de primeiros passos para montar um negócio e o treinamento de planejamento estratégico da Endeavor.

Inglês

Atualmente, o inglês é um requisito em diversas áreas. Por isso, os exercícios de inglês disponibilizados pela Universidade de Cambridge, localizada na Inglaterra, podem ser úteis para quem deseja aprimorar seus conhecimentos no idioma.

Os exercícios são divididos entre diversos níveis, do básico ao avançado, e temas, como animais e esportes. Além disso, também existem atividades para crianças e voltadas para exames de proficiência.

Marketing

Conhecimentos de marketing são o diferencial em qualquer tipo de profissional, principalmente para quem quer estar mais presente na internet. Pensando nisso, a Com School oferece cursos de como montar uma loja virtual, vender no Instagram e usar o Facebook e o YouTube para fazer anúncios.

Outras grandes oportunidades são o curso de fundamentos de marketing da FGV e as aulas de marketing digital do Google. A ESPM também disponibiliza opções voltadas para o gerenciamento de crise em redes sociais e para pessoas interessadas em aprender sobre SEO.

Tecnologia

Para quem está iniciando na carreira de desenvolvimento de software, o curso de conceitos básicos da Brasil Mais Digital pode ser um bom ponto de partida. O curso tem duração de 8 horas e é ministrado em inglês, mas possui legendas em português.

Outra oportunidade interessante é o curso de lógica de programação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A carga horária é de 20 horas e é voltado para o desenvolvimento dos primeiros programas. A instituição também disponibiliza gratuitamente outros cursos da área.

Veja mais:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.