41 Universidades portuguesas aceitam o Enem como forma de ingresso

Há 5 anos, várias instituições portuguesas concedem o Enem como forma de admissão em seus cursos de graduação.

Para quem sonha em estudar no exterior a oportunidade ideal é essa. A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser usada como forma de ingresso  em quatro novas instituições de ensino superior de Portugal para seus cursos de graduação.

Ao todo, são 41 instituições portuguesas que usam o exame como forma de ingresso. As quatro novas do catálogo são:

  • Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE);
  • Universidade Autônoma de Lisboa (UAL);
  • Instituto Politécnico da Lusofonia (Ipluso), com sede em Lisboa; e
  • Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, em Oliveira de Azeméis.

Os convênios com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) tiveram início em 2014, sendo a Universidade de Coimbra e a Universidade do Algarve as pioneiras.

O acordo permite acesso facilitado, por meio do Inep, aos resultados dos estudantes que buscam vaga em seus cursos. Vale lembrar que os critérios e as regras de aprovação são estipulados por cada instituição.

“Ele [o estudante] não vai precisar fazer novas provas. Ele vai apresentar outros tipos de documentações ou exigências da universidade. A proficiência foi medida pelo Enem”, destacou o presidente do Inep.

Os interessados poderão acessar a página do Inep e ir de encontro as instituições portuguesas que já firmaram convênio para procurar a de seu interesse.

À reportagem da Exame, o presidente do Inep, Alexandre Lopes relatou que a partir da renovação dos convênios, o órgão deu inicio a um levantamento da quantidade de estudantes brasileiros já inscritos ou que já estão estudando nas instituições portuguesas. “Esse levantamento nunca foi feito e nós vamos iniciar esse trabalho”, disse.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.