6 Doenças Causadas pela Falta de Higiene

A falta de higiene acomete o bem-estar do ser humano, além ser fator crucial no desenvolvimento de doenças graves que, por vezes, podem levar a morte.

Sabemos que a higiene é fator primordial no desenvolvimento de uma qualidade de vida satisfatória. Trata-se de uma forma de prevenir doenças e se sentir bem consigo mesmo. Entretanto, nem todas as pessoas tem acesso a higiene básica, devido principalmente as carências e precariedades infraestruturais, que ainda são realidade em diversas regiões do país.

Por esta razão diversas pessoas acabam contraindo algumas doenças que acometem a vitalidade, energia, disposição física e mental, além de prejudicar o bem-estar do ser humano. Levando-se por conta o que foi citado, fizemos uma lista com seis doenças causadas pela falta de higiene.

Cólera

Doença infecciosa do intestino, causada pela bactéria Vibrio cholerae. Sua principal forma de transmissão se da quando a pessoa bebe água contaminada por fezes ou por outro doente. Os alimentos e utensílios podem ser facilmente infectados pela água, pelo manuseio ou por moscas.

As causas da doença são: falta de água tratada e de rede de esgotos, moradias sem condições de higiene pessoal e falta de higiene com os alimentos.

Leptospirose

É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina do rato, que por sua vez, é presente em esgotos e bueiros, mistura-se à água e à lama das inundações. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminada poderá se infectar. A bactéria penetra no corpo pela pele, mais facilmente se houver algum ferimento ou arranhão, podendo se agravar ainda mais.

Amebíase

Infecção causada por protozoário, que atua como comensal ou provocar a invasão de tecidos, originando as formas intestinal e extra-intestinal da doença. Um fator primordial que facilita a entrada desse protozoário é a falta de higiene domiciliar pode facilitar a disseminação de cistos nos componentes da família.

Hepatite

Trata-se de uma inflamação causada por um vírus que afeta o fígado, podendo ser também decorrente da falta de higiene adequada após evacuar, quando alguém infectado com o vírus manipula alimentos sem lavar as mãos após usar o banheiro.

Poliomelite

É uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia

Fatores que contribuem para a transmissão desse polívirus são a falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária.

Ascaridíase

Ascaridíase é uma infecção intestinal causada pelo parasita Ascaris lumbricoides, conhecido popularmente como “lombriga” , este é muito comum em regiões com saneamento básico precário. O contágio se dá a partir da ingestão de água ou alimentos contaminados por seus ovos. Com isso sua prevenção está ligada diretamente a questão do saneamento básico e da higiene.

 

Como visto, essas doenças em sua maioria são causadas por condições estruturais precárias, como a formação de esgotos a céu aberto, presença de água parada e resíduos sólidos que por sua vez, podem contribuir para o surgimento de insetos e parasitas transmissores destas doenças. Em razão disso, urge a necessidade de estruturas básicas de higiene e programas de prevenção destinados à população carente desses recursos.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.