6 Doenças Causadas por Vírus

Conheça algumas doenças comuns causadas por vírus. Se mantenha atento quanto sua forma de transmissão, sintomas, tratamento e prevenção.

Ao longo de nossas vidas, é comum que entremos em contato com algum agente etiológico, isto é, um causador de doença. Essas doenças podem ser causadas por uma diversidade agentes etiológicos, como: bactérias, protozoários, fungos, platelminto, nematelmintos e vírus. Este último é muito frequente entre as pessoas, as chamadas “viroses”, que diz respeito a doenças causadas por vírus. Pensando nisso, separamos uma lista com as principais doenças causadas por vírus, para que você fique atento quanto sua transmissão, sintomas, tratamento e prevenção.

Gripe comum

Certamente essa virose é uma das mais conhecidas, comuns entre as pessoas e também a mais infecciosa.

Transmissão
Transmitida pelo ar, ou o mais comum que é o contato direto com pessoas contaminadas.

Sintomas
Congestão nasal, coriza, tosse, espirros, febre, mal-estar, calafrios dor e infecção na garganta. Em alguns casos há dores musculares, dor de cabeça e falta de ar.

Tratamento
Não há um tratamento específico para a doença, mas sim medidas para amenizar os sintomas, como medicamentos, repouso e ingestão de líquidos, principalmente água.

Prevenção
Fortalecer o sistema imunológico é fundamental para evitar essa doença. Além disso, também deve-se contar com a vacina contra a gripe, apesar de ela imunizar para apenas um tipo específico do vírus e existirem vários.

Catapora

É a doença viral comum na infância, quando adulto os riscos se tornam maiores.

Transmissão
O vírus da catapora é altamente contagioso, podendo acontecer por saliva, objetos contaminados ou líquido da bolha. Entretanto, pessoas que já tiveram catapora ou tomaram a vacina são imunes.

Sintomas
Manchas e espécies de “caroços” vermelhas na pele, com o surgimento de bolhas acompanhado de febre, mal-estar e perda de apetite. Alguns dias após o aparecimento das bolhas, elas começam a secar e geram grande incomodo devido a coceira.

Tratamento
Geralmente, os infectados recebem medicamentos antivirais. A observação é que a pessoa faça repouso e tenha uma atenção no período em que as bolhas secam e causam coceira, tentando evitar que as coçe já que as unhas podem causar infecção e piorar o caso.

Prevenção
A vacinação é o meio de prevenção dessa doença.

Pneumonia

Uma das doenças mais preocupantes que em muitos casos, quando não tratada, levam ao óbito.

Transmissão: transmitida pelo ar e o contato com secreções de pessoas infectadas. Além disso, pode ser transmitida a partir do compartilhamento de objetos.

Sintomas: tosse seca ou com catarro, febre alta, calafrios, fraqueza, perda de apetite, falta de ar, dores no corpo.

Tratamento: O tratamento é feito com medicamentos antivirais e que combatem os sintomas da pneumonia podem ser prescritos pelos médicos. Além disso, é imprescindível repouso, boa alimentação e ingestão de líquidos também são recomendados. Com o tempo, nosso corpo cria anticorpos que combatem o vírus.

Prevenção: a vacina antigripal pode auxiliar na prevenção da doença, visto que a gripe pode gerar a pneumonia. Uma alimentação rica em nutrientes, aliada à pratica diária de exercícios são fundamentais, além de que fortalecem o sistema imunológico evitando atrair doenças.

Dengue

Doença que gerou diversas mortes nos anos de 2013, 2014.
Transmissão: através da picada do mosquito Aedes aegypti, principal vetor.
Sintomas: O contaminado sente febre alta, fadiga, perda de apetite, náuseas, vômitos, manchas e coceira na pele. No caso da dengue hemorrágica, o paciente apresenta hemorragia, problemas de circulação e aumento do fígado (hepatomegalia).

Tratamento: Recomenda-se o uso de medicamentos que aliviam os sintomas é prescrito pelo médico. Repouso, ingestão de líquidos e alimentação rica em nutrientes são indicados.

Prevenção: Manejo ambiental e controle químico. O uso de repelentes em áreas afetadas é indispensável.

Raiva

Doença comum em cães de estimação, sendo transmitida do animal para o homem.

Transmissão: O vírus da raiva é transmitido pelo contato com a saliva, por arranhão ou mordida de um animal infectado.

Sintomas: Febre, mal-estar, falta de apetite e tontura. Também é comum acontecerem espasmos e paralisia muscular, confusão mental, além de salivação excessiva e dificuldade de engolir, o que resulta em baba. A pessoa fica mais irritada, agressiva e pode ter alucinações e delírios.

Tratamento: Não há tratamento para a doença, que geralmente é fatal.  A medida preventiva comum é a vacina antirrábica.

Prevenção: A mesma vacina que é aplicada após a exposição a algum animal também pode ser usada de maneira preventiva. Também é importante vacinar os animais domésticos.

Herpes

Essa doença é uma das mais comuns mundialmente.

Transmissão: Sendo altamente contagioso, o herpes pode ser transmitido pelo contato com a ferida, fluidos corporais, objetos infectados, contato sexual ou da mãe para o bebê no momento do parto.

Sintomas: Há vezes em que o vírus não se manifesta, entretanto, neste caso, podem surgir sintomas como:

  • inchaço e bolhas de ar com líquidos;
  • borda avermelhada;
  • coceira;
  • dor;
  • desconforto.

Tratamento: Apesar de não ter cura, existem pomadas e comprimidos que podem ser usados para aliviar os sintomas e aumentar o período assintomático, melhorando então a qualidade de vida.

Prevenção: Evitar o contato com pessoas que estão manifestando os sintomas da doença e sempre manter relações sexuais protegidas (com uso de preservativo).

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.