9 filmes para aprender sobre o universo

Movidos pela curiosidade sobre o universo, vários filmes são lançados sobre os mistérios o cosmos. Confira agora os 9 melhores filmes sobre universo.

O universo é cheio de mistérios e maravilhas. E é justamente por isso que atrai tanto a curiosidade de pesquisadores, leigos e até de cineastras. Todos os anos são lançados diversos filmes sobre o tema, muitos trazendo descobertas sobre o espaço e viagens espaciais.

Embora alguns sejam ficcionais, os longas-metragens nos proporcionam conhecer um pouco mais sobre o cosmos e seus astros e estrelas. Sendo assim, confira nossa lista com os 9 melhores filmes para aprender sobre o universo:

Interestelar (Christopher Nolan, 2014)

O planeta Terra começa a esgotar suas reservar naturais, e uma equipe de astronautas recebe a missão de verificar a possibilidade de vida humana em outros planetas. Cooper, o protagonista, aceita a missão, liderando o grupo. Entretanto, o astronauta nunca mais poderá ver seus filhos.

No filme, os personagens realizam uma viagem espacial, conhecendo planetas, e suas condições físicas e químicas. O longa é estralado por Matthew McConaughey, Anne Hathaway e Jessica Chastain.

Gravidade (Alfonso Cuarón, 2013)

O filme é protagonizado por Sandra Bullock, que vive a Dra Ryan Stone, e por George Clooney, o astronauta Matt Kowalsky. Se o elenco já é um ótimo atrativo para o filme, sua história é igualmente interessante.

Ao realizarem um trabalho na órbita da Terra, os personagens sofrem um acidente, os deixando a deriva no espaço, sem poder se comunicar com ninguém, e sem poder voltar ao planeta.

Perdido em Marte (Ridley Scott, 2015)

Como o próprio nome indica, o filme se passa no famoso planeta vermelho, Marte. Sendo assim, a história começa com os astronautas em uma missão no planeta, e após um acidente, o astronauta Mark Watney (Matt Damon) é dado como morto e deixado no astro.

A partir de então, o personagem começa sua luta em busca de ajuda, e de sobrevivência. Embora ficcional, é interessante entender um pouco mais sobre o astro.

Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo (Ron Hoeard, 1995)

O nome “Apollo” está sempre vinculado a viagens espaciais, principalmente à lua. Isso porque o Programa Apollo foi um conjunto de missões americanas com o objetivo de levar o homem para a lua.

Deste modo, o filme se passa nos anos 1970, quando a NASA envia uma nova missão para o satélite, a Apollo 13. Entretanto, no espaço um tanque de oxigênio explode, impossibilitando os astronautas de seguirem sua rota, e podendo ficar sem oxigênio.

O longa-metragem americano é um clássico do gênero, sendo estrelado por Tom Hanks, Kevin Bacon e Bill Paxton.

2001: Uma Odisseia no Espaço (Stanley Kubrick, 1968)

Talvez esse seja um dos filmes mais antigos do gênero, assim como bastante ficcional. Uma Odisseia no Espaço é a adaptação de um conto de ficção científica de Arthur C. Clarke.

Sendo assim, no conto os astronautas são enviados para uma misteriosa missão em Júpiter, para investigar sinais que são emitidos a milhares de anos. O filme marcou o gênero, chegando a ganhar um Oscar de Melhores Efeitos Visuais, em 1969.

Viagem à Lua de Júpiter (Sebastián Cordero, 2013)

Seis astronautas são enviados são enviados em uma missão para Júpiter. No maior planeta do sistema solar, devem investigar a possibilidade de vida em alguma das luas do astro. Porém, realizam descobertas aterrorizantes no planeta.

Lunar (Duncan Jones, 2009)

O longa metragem acompanha a história do protagonista Sam Bell, interpretado por Sam Rockwell. O astronauta está em missão na lua há mais de três anos, colhendo dados e os enviando para a Terra. Sua missão tem como objetivo resolver problemas de energias de nosso planeta.

Alien – O 8° Passageiro (Ridley Scott, 1979)

Bom, desta lista este é provavelmente o filme menos realista, e mais voltado para o terror. Entretanto, é importante observar que de todos os longa metragem da época, Alien é o que mais se aproximou ao representar as naves espaciais.

Ao contrário dos outros filmes, não se tratava de naves glamourosas, chiques, e sim mais organizadas e mais parecidas com as atuais.

A Partícula de Deus (Mark Levinson, 2013)

Diferentemente dos outros títulos desta lista, A Partícula de Deus se trata de um documentário. A obra audiovisual retrata a busca dos cientistas pelo Bóson de Higgs, que se trata de uma das engrenagens para explicar o universo. Seu meio de achá-la é pelo maior acelerador de partículas do mundo, o LHC.

A função da máquina é reproduzir as condições do universo após a explosão do Big Bang. Sendo assim, entender mais sobre o acontecimento, é entender mais sobre a origem de tudo, inclusive a da vida.

(Bônus) Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo (2014)

Não se trata de um filme, como os citados acima, e sim de uma série. A obra é uma releitura da série clássica de Carl Sagan, dos anos 1980. Cosmos nos faz refletir sobre o universo, estrelas, buracos negros e planetas.

Além disso, a série documental apresentada pelo famoso astrofísico americano Neil deGrasse Tyson, nos faz levantar questionamentos sobre biologia, química, física e matemática, de uma forma bastante didática.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.