Alergias – O que são, causas, sintomas, tratamento, cura

As alergias são respostas do sistema imunológico a agentes externos! Vamos conhecer melhor essa condição!

As alergias ocorrem quando o sistema imunológico responde de forma exagerada quando o corpo é exposto a substâncias e agentes infecciosos vindos do exterior, chamados de alergênicos.

A reação alérgica, geralmente, é uma reação de hipersensibilidade que não ocorre na maioria das pessoas. Ela acomete pessoas que são geneticamente predispostas, chamadas de alérgicas.

Os alérgicos representam cerca de 20% da população mundial e podem ter qualquer faixa etária. A gravidade das alergias e os agentes causadores variam de pessoa para pessoa.

Embora a maioria possa ser controlada e tratada, alguns tipos podem ser potencialmente fatais. Em casos graves, a qualidade de vida do alérgico pode ser muito comprometida.

Alergias - Rinite
Alergias – Rinite

Sintomas de alergias

Os principais sintomas de alergia são:

Rinite alérgica: causa muitos espirros, coriza e coceira nos olhos, nariz e céu da boca. Os olhos podem lacrimejar com frequência e ficar vermelhos e inchados, causando também a conjuntivite.

Asma: provocada por agentes externos como poeira e ácaros, causa muita falta de ar e tosse.

Alergia alimentar: pode ser causada por qualquer alimento, provoca formigamento na boca, inchaço nos lábios, língua, rosto todo, fechamento da glote, coceira, anafilaxia.

Picada de insetos: causa muito inchaço no local, coceira, tosse, dor no peito, falta de ar, anafilaxia.

Alergia medicamentosa: provocada por substâncias químicas presentes em alguns remédios, pode causar vermelhidão, coceira, edema facial, erupção cutânea, anafilaxia.

Alergia dermatológica: causa vermelhidão e coceira em todo o corpo, inchaço, descamação, manchas e bolhas na pele, anafilaxia.

Alergias - Inchaço no lábio
Alergias – Inchaço no lábio

Causas de alergias

As alergias podem ser causadas por vários agentes, cujos principais são:

  • Pólen
  • Ácaros
  • Poeira
  • Alimentos
  • Animais
  • Fungos
  • Insetos
  • Substâncias químicas
  • Medicamentos

Diagnóstico de alergias

O diagnóstico de uma alergia deve ser realizado por médico clínico geral, pediatra, alergista e imunologista. Durante a consulta, o médico irá avaliar o histórico clínico e exames físicos do paciente.

Também podem ser feitos testes cutâneos de alergia, exames de sangue para dosagem de IgE total e IgE específico, que são os anticorpos presentes no sangue, testes de provocação ou eliminação de substâncias da dieta e do dia a dia.

Alergias - Teste para descobrir agentes alergênicos
Alergias – Teste para descobrir agentes alergênicos

Tratamento de alergias

Os tratamentos para alergias são feitos em associação de tratamento clínico com a eliminação do agente alergênico. Os tratamentos clínicos podem ser medicamentosos ou por imunoterapia.

Medicamentosos

  • Anti-histamínicos chamados também de antialérgicos
  • Corticoides
  • Vasoconstritores

Imunoterapia

Vacinas com agentes alergênicos para pacientes com reações graves a picadas de insetos ou agentes ambientais como os ácaros e poeira.

Casos graves de alergias

A anafilaxia, conhecida também como choque anafilático, é uma das complicações mais graves que podem ser causadas por uma alergia.

Ela é caracterizada por uma reação alérgica generalizada e grave que pode acometer muitos órgãos e sistemas ao mesmo tempo, levando a pessoa à morte.

Geralmente a anafilaxia causa muita falta de ar, vermelhidão, chiado no peito, cólicas abdominais, alteração cardíaca e de pressão arterial.

É importante que as causas das alergias sejam investigadas e diagnosticadas para evitar possíveis reações anafiláticas que podem levar a morte. Nesses casos, são usados medicamentos como adrenalina para tentar conter os sintomas.

Alergia tem cura?

A alergia pode ser controlada. É necessário que a pessoa evite os fatores alergênicos durante a vida. Se bem feito, o tratamento pode trazer qualidade de vida normal ao paciente.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.