Anabolismo e catabolismo

Continue lendo para conhecer como funcionam as reações metabólicas que mantêm os seres vivos!

Anabolismo e catabolismo são reações metabólicas dos seres vivos que garantem a produção de energia para manter todas as funções vitais.

As reações metabólicas variam entre espécies e, também, entre indivíduos da mesma espécie. Nos seres humanos, por exemplo, características como sexo, idade, peso corporal, altura e atividades realizadas diariamente, são fundamentais para a variação das taxas metabólicas.

O equilíbrio entre as reações de anabolismo e catabolismo determinam o funcionamento correto de todos os sistemas do corpo.

O que é anabolismo?

O anabolismo também pode ser chamado de metabolismo construtivo, pois ele constrói moléculas complexas usando moléculas mais simples.

Esse processo anabólico sintetiza compostos orgânicos com alto peso molecular e envolve gasto energético.

Por isso, o anabolismo só ocorre quando a célula possui energia armazenada nas moléculas de ATP, e ela é suficiente para que todo o processo de síntese aconteça.

O organismo dos humanos possui muitas reações anabólicas, entre elas podemos citar:

  • Síntese de insulina
  • Produção de hormônios sexuais
  • Síntese de hormônios de crescimento
  • Produção de esteroides
  • Síntese proteica

A fotossíntese é um dos principais processos metabólicos de anabolismo. Através dele, os vegetais conseguem produzir glicose utilizando água, gás carbônico e energia luminosa.

O que é catabolismo?

O catabolismo, também conhecido como metabolismo oxidativo, ocorre a conversão de moléculas orgânicas complexas em moléculas mais simples.

Durante a degradação do composto, ocorre a liberação de energia, uma parte em forma de moléculas de ATP e outra parte em forma de calor.

Se esse processo ocorrer na presença de oxigênio ele é chamado de metabolismo catabólico aeróbico e forma água como resíduo final.

Ele também pode acontecer na ausência de oxigênio e, nesse caso, é chamado de metabolismo catabólico anaeróbico.

A respiração celular é um dos principais processos metabólicos dos animais, ela realiza quebra de ligações entre moléculas parar liberar energia.

Quando proteínas são quebradas, os aminoácidos são liberados e reutilizados em processos anabólicos. Já quando uma molécula de amido é metabolizada, ela se quebra em várias moléculas menores de glicose que irá fornecer energia.

Diferenças entre anabolismo e catabolismo

No anabolismo ocorre reações de síntese de moléculas complexas com gasto energético. Já no catabolismo ocorre a degradação de moléculas para produção de energia.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.