Anexos embrionários

Os anexos embrionários auxiliam no desenvolvimento do embrião até o momento de seu nascimento, mas não fazem parte do corpo dele. Vamos conhecê-los?

Os anexos embrionários são estruturas que foram originadas através dos folhetos embrionários do embrião, mas não fazem parte do corpo dele.

Eles também podem ser chamados de estruturas extraembrionárias, auxiliam o desenvolvimento, nutrição e proteção do embrião até se tornar um feto completo e desaparecem logo após o nascimento do bebê.

Os anexos embrionários são compostos pela vesícula vitelina, pelo alantoide, o âmnio, o cório, a placenta e o cordão umbilical, sendo os dois últimos presentes apenas nos mamíferos.

Anexos embrionários
Anexos embrionários

Vesícula vitelina

A vesícula vitelina também pode ser chamada de saco vitelínico e é o primeiro anexo a ser formado pelos folhetos endoderma e mesoderma.

Esse anexo tem o formato de bolsa que está ligado ao intestino do embrião, dentro dela ficam armazenados nutrientes que serão usados no desenvolvimento do embrião, eles são chamados de vitelo.

Portanto, a função da vesícula vitelina é garantir nutrição para o embrião. Esse é um anexo muito importante para vários animais como as aves, os peixes e os répteis.

À medida que o embrião se desenvolve, o vitelo é consumido e a vesícula vitelina diminui até desaparecer completamente.

A vesícula vitelina pode ser vista nos ovos dos animais, ela reveste todo o conteúdo que chamamos de gema, ou seja, a vesícula é composta pela membrana que envolve a gema mais o conteúdo que está nela, a gema propriamente dita, que é o vitelo.

Nos mamíferos a vesícula vitelina possui função apenas no início do desenvolvimento, até a formação da placenta, que assume o papel de nutrir o embrião durante toda a gestação.

Alantoide

O alantoide é um anexo embrionário que se origina da porção posterior do intestino do embrião e surge do folheto endoderma e do mesoderma.

Ele é o responsável por passar para o embrião as proteínas que estão na clara, sais de cálcio que estão na casca do ovo e armazenar as excretas nitrogenadas, ou seja, ácido úrico proveniente do metabolismo do embrião.

 Âmnio

O âmnio envolve todo o embrião e surge dos folhetos ectoderma e mesoderma. Ele fica repleto de líquido chamado de líquido amniótico que hidrata e protege o embrião contra os choques mecânicos que possam acontecer.

Cório

O cório pode ser chamado também de córion ou serosa, é o anexo embrionário mais externo ao embrião. Consiste em uma membrana que envolve todos os outros anexos embrionários e é originada dos folhetos ectoderma e mesoderma.

Além de garantir mais uma camada de proteção, a função dessa membrana é promover trocas gasosas para o embrião, ou seja, permitir que ele respire.

Nas aves o cório é bastante visível nos ovos, como uma membrana que fica entre o conteúdo e a casca. Já nos mamíferos ela dá origem posteriormente a placenta.

Placenta e cordão umbilical

A placenta e o cordão umbilical são anexos embrionários exclusivos dos mamíferos. A placenta é formada tanto de tecidos embrionários quanto maternos.

O cordão umbilical é a estrutura que liga a mãe ao feto através da placenta. Juntos, a placenta e o cordão umbilical são os responsáveis pela passagem de nutrientes da mãe para o feto, pelas trocas gasosas e retirada dos excretas.

Anexos embrionários - Placenta nos seres humanos
Anexos embrionários – Placenta nos seres humanos

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.